v. 3 n. 1 (2019): Revista Vivências em Ensino de Ciências (2019)

A Revista Vivências em Ensino de Ciências  é uma publicação do Grupo de Estudo e Pesquisa Educat  (Laboratório de Pesquisa e Prática – educação, Metodologias e Tecnologias) da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao Departamento de Métodos e Técn

A Revista Vivências em Ensino de Ciências é uma publicação do Programa Polinizar, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo – DEC, que se propõe a divulgar resumos, resumos expandidos, resenhas de livros, artigos científicos, relatórios de estágio e de residência docente, resenhas e relatos de experiência relacionados à Ensino de Ciências, envolvendo as seguinte áreas: Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos; Formação de professores de ciências, bem como seus programas e políticas, desenvolvimento profissional, práticas e saberes docentes; Educação científica em espaços não escolares, relações entre comunicação e educação científica, museus e centros de ciências; Metodologias de ensino, recursos, mídias e tecnologias para a educação em ciências; Metodologias Ativas e Inovadoras nas Ciências da Natureza; Arte e educação em ciências; Relações entre educação em ciências e temas transversais, tais como ambiente, sustentabilidade, ética e saúde; Alfabetização científica, abordagens CTS e CTSA; Discussões sobre Natureza da Ciência e História da Ciência na educação em ciências; Educação em ciências na escola, currículo, avaliação, disciplinas e culturas locais; Relações entre educação em ciências e temas como inclusão, gênero, raça, etnia, religião, classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais; Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências.

Atualmente, está classificada como B3 no QUALIS CAPES (2017-2020).

Publicado: 2019-12-27

Edição completa

Resumos Simples

  • CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO PRÁTICO DE EVOLUÇÃO

    Diedja de Andrade Bandeira
    226
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243834
  • AVENTURAS & CONHECIMENTOS: CONTRIBUIÇÕES DO ROLE PLAYING GAME COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

    Renato Cesar Araújo Da Silva
    227-228
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243835
  • JOGANDO QUE SE APRENDE: GAMIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

    Tatiane Fonseca da Silva
    229-230
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243836
  • APRENDENDO BIOLOGIA PARA A VIDA COM O PROJETO "INVERTEBRADOS: O PERIGO QUE NOS CERCA"

    Aline Ferreira da Silva Mariano
    231-232
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243837
  • LABMÓVEL: CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO MÓVEL DE BAIXO CUSTO PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS

    Laís Monteiro de Souza
    233
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243838
  • MATERIAL INCLUSIVO PARA DEFICIENTES VISUAIS AUXILIANDO O ENSINO DE GENÉTICA

    Helcy Galindo Baracho Cavalcanti
    234
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243840
  • BIOQUÍMICA DELICIOSA: A CULINÁRIA ESTABELECENDO O ELO ENTRE A BIOLOGIA E A QUÍMICA.

    Rosanne Lopes de Brito, Igor Cassimiro dos Santos
    235-236
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243841
  • PROJETO OLHO VERDE: UMA EXPERIÊNCIA COLETIVA ENTRE ALUNOS E PROFESSORES

    Ana Cristina de Souza
    237
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243842

Artigos Completos

  • UMA VIVÊNCIA FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS

    Tathyane Oliveira Lima, Ariane Nascimento dos Santos, Marina Josefa da Silva, Marília Gabriela de Menezes Guedes
    14-26
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243795
  • MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO NORDESTE: COMO SE ENCONTRAM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO?

    Ana Clara Cavalcanti de Miranda, Maria do Carmo Maracajá Alves, Marcelo Brito Carneiro Leão, Alessandra Carla Ceolin
    27-42
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243815
  • ASTRO AGRESTE: A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ASTRONOMIA

    José Carlos De Medeiros Junior, Tassiana Fernanda Genzini De Carvalho
    43-56
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243816
  • O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO DA HISTÓRIA DA FÍSICA NA TEMÁTICA DA GRAVITAÇÃO

    Amanda Rodrigues Guimaraes Protásio, João Eduardo Fernandes Ramos
    57-63
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243817
  • INTERVENÇÃO SOBRE SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL NAS TURMAS DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Carlos Augusto Batista De Sena, Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva
    64-74
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243818
  • ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO CONHECIMENTO

    Adriane Amazonas Da Silva Aragão, João Junior Joaquim Da Silva, Mayra De Santana Mendes
    75-84
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243819
  • GRÁFICOS CONCRETOS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO MAKER PARA BIOESTATÍSTICA EM CURSOS DE SAÚDE

    Heytor Victor Pereira da Costa Neco, Elisângela Geralda da Silva, Hélio Geraldo da Cruz Santos
    85-94
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243820
  • RUPTURA E INOVAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO: UMA EXPERIÊNCIA COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA UFPE

    Julia Amanda Medeiros de Souza Silva, Flávia Ariane Santos de Lima, Ernani Nunes Ribeiro
    95-103
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243822
  • AS CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA SOBRE SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Amina Kadja Martins Cahu, Thiago Coelho Gomes Da Silva, Tiago José Nascimento De Souza
    104-113
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243823
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVENCIANDO O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Michelle Rose de Oliveira Silva, Anna Carla Feitosa Ferreira de Souza
    114-122
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243824
  • AVENTURA MUTANTE: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE GENÉTICA

    Luan Kelwyny Thaywã Marques da Silva, Hélia Helena de Lima, Heitor Ayres Belo França, Sabrina Pereira Araújo
    123-135
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243825
  • A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE DESIGN DE JOGOS

    Audênio Vinícius Barbosa da Luz, João Lucas Romão Daré, Ricardo Ribeiro do Amaral
    136-145
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243826
  • A FÍSICA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA UTILIZANDO O CONCEITO DE REFRAÇÃO NEGATIVA

    Fernando Grillo Araújo, Gustavo Isaac Killner
    146-159
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243827
  • O USO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA

    Roberta Tamires Evangelista da Silva
    160-170
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243828
  • OFICINA EDUCATIVA “SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL, VAMOS CONVERSAR?”: UMA METODOLOGIA DE ENSINO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA

    Cassiano Rufino da Silva, Anny Cibelly Campelo Barbosa, Cristiane Souza de Menezes
    171-182
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243829
  • USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

    Osias Raimundo da Silva Junior
    183-192
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243830
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA O USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Gemilton de Freitas Mesquita
    193-203
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243831
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO EM BISCUIT: UM MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA INCLUSIVO

    Cassiano Rufino da Silva, Anny Cibelly Campelo Barbosa, Cristiane Souza de Menezes
    204-214
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243832
  • AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA E AS ATRIBUIÇOES DO LIVRO DIDÁTICO

    Ewerton dos Santos Ferreira, José Arthur da Silva Santos
    215-223
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243833