A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE DESIGN DE JOGOS

Audênio Vinícius Barbosa da Luz, João Lucas Romão Daré, Ricardo Ribeiro do Amaral

Resumo


O artigo tem como objetivo relatar a observação/participação na PD de Design de Jogos Digitais no CAP – UFPE, vivenciada através da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 1 e ofertada para o 9º ano do Ensino Fundamental. Com o intuito de estabelecer um paralelo com o ensino da física na atualidade, o artigo propõe-se a relatar uma experiência de observação de uma disciplina de Design de jogos, onde o contato com a física se deu de forma indireta e, assim, observar quais seriam os desdobramentos de uma nova forma de contato com a disciplina, para além do que os alunos conviviam em sala de aula. Constatando assim um alto grau de liberdade intelectual, otimizando a construção do conhecimento científico e servindo como parâmetro de disciplina distinta do paradigma de ensino tradicional. Em decorrência dessa quebra de paradigma foi nítido o engajamento dos alunos participantes, mostrando interesse no que era tratado durante a aula e encarando aquele aprendizado como uma atividade prazerosa.
Palavras-chave: metodologia, ciências, ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.