OFICINA EDUCATIVA “SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL, VAMOS CONVERSAR?”: UMA METODOLOGIA DE ENSINO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243829Resumo
A escola é um local voltado para a construção de conhecimentos e preparação para o exercício da cidadania de forma consciente e crítica. Com isso, a promoção da educação em saúde enquanto estratégia de melhoria da qualidade de vida deve ser incluída no contexto escolar com a finalidade de educar os discentes acerca da saúde e bem estar pessoal, principalmente quando se tratar do assunto sexualidade, aspecto que está intrinsecamente ligado ao cotidiano dos jovens. E por este tema apresentar um impacto social significativo é necessário que o profissional docente, principalmente da disciplina Biologia, se aproprie de metodologias de ensino diferenciadas, para abordar a educação sexual de maneira ampla como é o caso das oficinas pedagógicas. Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir as vivências e contribuições de uma oficina educativa, que abordou a temática saúde e educação sexual e foi planejada para alunos do ensino médio no âmbito das atividades da disciplina Estágio em Ensino de Biologia 3, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco.
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.