UMA VIVÊNCIA FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS

Autores

  • Tathyane Oliveira Lima
  • Ariane Nascimento dos Santos
  • Marina Josefa da Silva
  • Marília Gabriela de Menezes Guedes

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243795

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática fundamentada na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, (2011), no qual se aborda uma temática problematizadora sobre poluição alimentar explorando os conteúdos de química orgânica no contexto da utilização de agrotóxicos e aditivos químicos alimentares. Os Três Momentos Pedagógicos estão fundamentados na pedagogia problematizadora de Paulo Freire, que propõe uma visão crítica do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, foi analisado o processo de contextualização dos assuntos e estruturação dos significados científicos pelos estudantes. Através dos resultados obtidos, compreendemos que a proposta aqui apresentada favoreceu uma vivência pedagógica que possibilitou aos estudantes buscar e construir o conhecimento científico na perspectiva emancipadora. Visto que essa perspectiva traz a oportunidade de que os estudantes se posicionem criticamente diante de um contexto real e busquem refletir e propor soluções.

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Publicado

2019-12-27