A FÍSICA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA UTILIZANDO O CONCEITO DE REFRAÇÃO NEGATIVA

Autores

  • Fernando Grillo Araújo
  • Gustavo Isaac Killner

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243827

Resumo

Embora a Física Moderna e Contemporânea já esteja presente nos currículos escolares oficiais do Ensino Médio, existe ainda uma dificuldade grande em inseri-la na sala de aula. Baseado nas literaturas publicadas, foi realizada uma investigação quanto a influência de conteúdos de Física Contemporânea no aprendizado e no interesse do aluno. Foi elaborada e aplicada uma sequência didática, cujo objetivo era trazer conceitos da Física Contemporânea como elemento inovador para o ensino de Física Clássica. Para isso, avaliamos, em duas turmas, a aprendizagem quanto ao conceito de refração. Em uma delas foi abordado tópicos de Física Contemporânea – no caso refração negativa – e na outra não. Os resultados mostram que a Física Contemporânea influencia significativamente no aprendizado do aluno, podendo despertar grande interesse por essa nova ciência.

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Publicado

2019-12-27