O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO DA HISTÓRIA DA FÍSICA NA TEMÁTICA DA GRAVITAÇÃO

Amanda Rodrigues Guimaraes Protásio, João Eduardo Fernandes Ramos

Resumo


Este trabalho propõe trabalhar a história da Física com alunos de ensino médio com o auxílio do teatro como instrumento mediador. O teatro científico permite construir com os alunos o conhecimento de como a ciência é desenvolvida. O teatro, por ter uma linguagem mais simples, é um meio capaz de cativar e aproximar os alunos tornando-os participantes ativos deste processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se desenvolver o trabalho em forma de oficina e finalizando com curtas encenações teatrais baseadas em dois artigos que relatam sobre a vida de Kepler e suas contribuições em forma de diálogos. Outros trabalhos que utilizaram o teatro como meio de ensino obtiveram como resultados, por exemplo: o avanço na aquisição de conhecimento, mudança de postura de professores e alunos e a criação de um ambiente mais agradável e convidativo.

Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, R. S; NUNES, A. O; ALVES, L. A. O teatro científico: uma ferramenta interdisciplinar. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 10, p. 140-151, 2018.

BRAGA, Marco Antônio Barbosa; MEDINA, Márcio N. O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 313-333, jan. 2010.

CAMPANINI, B. D; ROCHA, M. B. Ciência e Arte: Contribuições do Teatro Científico para o Ensino de Ciências em atas do ENPEC. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.

MEDEIROS, A., Entrevista com Kepler: Do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis, Física na Escola, v. 3, nº 2, p. 20-33, 2002.

Volume 3

Número 1 ISSN 2595 - 7597

https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias

2

Revista Vivências em Ensino de Ciências

ª Edição Especial

MOURA, Daniel de Andrade; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. O teatro científico e o ensino de física- análise de uma experiência didática. Revista Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 11, n. 18, jan. 2010.

OLIVEIRA, Neusa Raquel de; ZANETIC, João. A presença do teatro no ensino de Física. Anais. São Paulo: SBF, 2004. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/ix/sys/resumos/T0104-1.pdf.

PIETROCOLA, M. A história e a epistemologia no ensino de ciências: dos processos aos modelos da realidade na educação científica. Ciência e Perspectiva – Estudos, Ensaios e Debates. Coleção História da Ciência. Rio de Janeiro: MAST/MCT – SBHC, v. 1, 2003.

SILVA, E. N; TEIXEIRA, R. R. P. A história da ciência nos livros didáticos e Física. Revista Tecnologia e Tendências, v. 8, n. 1, p. 9-19, jan/jun, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.