RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA O USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243831Resumo
Uma importante questão em evidência atualmente é de como tornar o ensino mais atrativo e efetivo na vida do aluno. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem do tema Reações Químicas através de uma sequência didática (SD) na turma do 9° ano A do ensino fundamental da escola municipal Djalma Souto Maior Paes, de Glória do Goitá, Pernambuco, Brasil. Inicialmente houve a formação de grupos de leitura, distribuição de textos de divulgação científica, atividade de pesquisa, aula expositiva e dialogada, e, finalizando, a execução e apresentação de atividades experimentais em equipe. Todas as seis aulas destinadas a SD foram vivenciadas de forma ativa por grande parte dos alunos. A participação, as apresentações e a busca por problemas propostos foram alguns dos importantes pontos positivos claramente observados e distinguidos de uma aula tradicional. Dessa forma acredita-se que a SD favoreceu na aprendizagem do tema desenvolvidoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.