RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA O USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gemilton de Freitas Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243831

Resumo

Uma importante questão em evidência atualmente é de como tornar o ensino mais atrativo e efetivo na vida do aluno. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem do tema Reações Químicas através de uma sequência didática (SD) na turma do 9° ano A do ensino fundamental da escola municipal Djalma Souto Maior Paes, de Glória do Goitá, Pernambuco, Brasil. Inicialmente houve a formação de grupos de leitura, distribuição de textos de divulgação científica, atividade de pesquisa, aula expositiva e dialogada, e, finalizando, a execução e apresentação de atividades experimentais em equipe. Todas as seis aulas destinadas a SD foram vivenciadas de forma ativa por grande parte dos alunos. A participação, as apresentações e a busca por problemas propostos foram alguns dos importantes pontos positivos claramente observados e distinguidos de uma aula tradicional. Dessa forma acredita-se que a SD favoreceu na aprendizagem do tema desenvolvido

Downloads

Publicado

2019-12-27