AVENTURA MUTANTE: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE GENÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243825Resumo
A genética pode ser entendida como uma das áreas mais complexas da biologia, graças ao seu caráter por vezes abstrato, é comum que alguns alunos tenham dificuldade em compreender seus conceitos. No entanto, a genética é comumente apontada como uma área de interesse por grande parte dos alunos no ensino médio, pela enorme gama de possibilidades que é possível tratar a partir de seus conteúdos. Dessa forma, faz-se necessário que o professor encontre meios de simplificar suas aulas, deixando o aluno à vontade para aprender em seu próprio ritmo e com a maior eficiência possível. Partindo desse pressuposto, o jogo Aventura Mutante foi confeccionado e aplicado com uma turma de ensino superior na disciplina de genética. A partir do ato de jogar durante a aula, foi notória a maior interação dos alunos com os conteúdos abordados, bem como a assimilação dos diversos conceitos sobre mutação ligados ao jogo. Dessa forma, foi possível apresentar uma forma lúdica para o ensino de genética através de perguntas e respostas que auxiliaram os alunos durante a aula, fugindo um pouco dos modelos mais tradicionais de aulas expositivas.Referências
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