METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
DOI :
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2022.262462Résumé
O presente relato objetiva-se a descrever as vivências e experiências realizadas no estágio da docência no ensino superior, realizado na disciplina Metodologias Ativas e Inovadoras, durante semestre 2020.3 (remoto), ofertada no curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Pernambuco. A disciplina Metodologias Ativas e Inovadoras oferecida tinha como principal objetivo articular teoria e prática pedagógica, privilegiando estratégias como debates, primando temas inovadores. Assim, foram utilizados diferentes recursos tecnológicos e ferramentas com apoio de redes sociais como o WhatsApp e recursos Google, como o Google Classroom, Google Meet, repositórios no Google Drive. As aulas eram interativas, por meio da Plataforma Google Meet, com discussões e apresentações, realizando-se atividades individuais e/ou em grupos, promovendo construções e aprendizagens individuais, compartilhadas e colaborativas. Os alunos participantes da disciplina eram em número de dezesseis, conduzidos a discutir e compreender metodologias ativas e inovadoras, com base nos pressupostos teóricos e possibilidades práticas de suas utilizações. Algumas atividades extraclasse foram desenvolvidas, acompanhados por meio do Google Classroom e redes sociais, além de esclarecimento de dúvidas e execução de um projeto envolvendo experiências em Física, intitulado Aprendizagem através do Encantamento e Investigação no Ensino de Física, culminando na produção de um capítulo, por aluno participante, e produção de um e-book. O estágio foi bastante proveitoso, criando possibilidades e discussões em temáticas importantes envolvendo o objeto de pesquisa, ampliar experiências na graduação, no contato com os alunos, na preparação e execução dos projetos e das aulas. A preocupação de ofertar conteúdos de melhor qualidade aos discentes, para formação pessoal e profissional na compreensão das metodologias ativas. Um momento ímpar, considerando a experiência e importância nas contribuições significativas para minha formação proporcionada pelo professor e também meu orientador durante todo o período do estágio e muito mais para minha formação como pós-graduando e pesquisador no Ensino de Ciências, conhecendo e refletindo estratégias de aprendizagem aplicáveis na prática docente.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.