Relato de experiência: mapeamento do estágio supervisionado I no ensino médio de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2024.263742Palabras clave:
escola pública, ensino médio, estágio supervisionado, projeto político pedagógico, comunidade escolarResumen
Este estudo apresenta um relato de experiência do Estágio Supervisionado I no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFRN – Campus Caicó. O objetivo é mapear a infraestrutura e a administração da Escola Estadual Newman Queiroz, onde o estágio foi realizado em parceria com o IFRN. A pesquisa investiga os aspectos vivenciados pelos licenciandos durante o primeiro estágio das licenciaturas. A metodologia incluiu a observação da infraestrutura escolar e a análise de questões sociais, destacando o contexto histórico de surgimento e a estrutura física e administrativa da escola. Os resultados indicam que o estágio foi crucial para a formação docente, promovendo a interligação e a participação nas ações escolares e fortalecendo as relações com a comunidade. Sob uma perspectiva social, política e científica, constatou-se que a escola está aberta a projetos e à participação comunitária, realiza eventos culturais e atividades extracurriculares que promovem a interação entre a comunidade e o meio externo, contribuindo para um ensino de qualidade. Também, contém um laboratório de ciências que precisa ser melhor explorado.
Citas
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4/2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB nº 2/2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: conselho escolar: uma estratégia de gestão democrática da educação pública/elaboração: Genuíno Bordignon – Brasília: MEC, SEB, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica: MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 fev. 2024.
FIGUEIREDO, A. D.; AFONSO, A. P. Managing learning in virtual settings: the role of contexto. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2006.
FREIRE, P. Conscientização teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. Ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4 ed. São Paulo: 2000.
LAVARDA, Francisco Carlos. Experimentos de física para o ensino médio e fundamental com materiais do dia a dia. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de ciências. Campus Bauru. Departamento de Física. Disponível em: https://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/. Acesso em: 11 abr. 2024.
LIBÂNEO, José C. e outros. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
MACIEL, Alessandra de Oliveira; NUNES, Ana Ignez Belém Lima; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Estágio supervisionado e residência pedagógica: possibilidades para formação docente crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 2223-2239, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14428.
MORALES, Alfredo. Da manhã à noite... espírito e estilo de educação lassalista. São Paulo: Loyola, 1984.
OLIVEIRA, João Batista Araújo; CHADWICK, Clifton. Aprender e ensinar. Instituto Alfa Educativa, 9º ed. 2008.
VEIGA, llma. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória. UNICAMP, Caderno CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267 – 281, 2003.
ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. Cortez Editora, 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Álison Pereira da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.