A utilização de rubricas para avaliação de livros didáticos de Matemática: contribuições para a formação inicial de professoras
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2025.265390Palabras clave:
rubricas, análise de livro didático, matemática, formação inicial de professorasResumen
A análise crítica de materiais didáticos é importante para garantir que os recursos educacionais atendam aos objetivos pedagógicos e às necessidades dos estudantes. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático oferece uma avaliação dos livros adotados pelas escolas públicas, considerando aspectos como o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular, diversidade e qualidade técnica. Este trabalho propõe o uso de rubricas na avaliação de livros didáticos, com o objetivo de aprimorar a análise crítica das futuras professoras no contexto da disciplina de Ensino de Matemática e suas Tecnologias, do curso de Licenciatura em Pedagogia. A metodologia envolveu a construção e aplicação de rubricas para avaliar livros didáticos de Matemática voltados para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada em etapas, iniciando com a discussão dos aspectos a serem analisados em um livro didático, como coerência do conteúdo, diversidade de atividades e recursos. Em seguida, cada estudante selecionou um livro e aplicou uma rubrica personalizada. Os resultados indicaram que as rubricas proporcionam uma análise detalhada e sistemática, promovendo a reflexão sobre a relevância e qualidade dos materiais didáticos. As estudantes destacaram a importância da rubrica como ferramenta para potencializar o pensamento crítico e ampliar a compreensão sobre o material didático apropriado para a sua prática pedagógica. Com isso, é possível observar que a construção de rubricas contribui para a análise qualitativa de materiais didáticos e fortalece a formação crítica das licenciandas, permitindo a seleção de materiais pedagógicos que atendam às necessidades dos estudantes e ao currículo escolar de maneira equitativa e eficiente.
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