BIOTECNOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS

Auteurs

  • Gabriella Teixeira de Albuquerque UFPE
  • Patrícia de Souza Cavalcante Carnaval UFPE
  • Eliemerson de Souza Sales UFPE

DOI :

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2017.238861

Résumé

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas com base nas observações e práticas realizadas no estágio curricular obrigatório IV do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A vivência ocorreu em duas turmas do 3° do ensino médio na Escola Estadual Frei Caneca, localizada na Avenida Belmino Correia S/N, Camaragibe - Pernambuco. Foi realizada uma análise sobre a eficácia da utilização de modelos didáticos no ensino de biotecnologia, em especial, células-tronco e células especializadas. Na confecção dos modelos foram utilizados materiais simples como: trigo, sal, água, corantes, óleo e uma caixa de sapato, a preferência por tais materiais deve-se ao baixo custo, foi preferência da estagiária fazer uma massa de modelar caseira. O material foi confeccionado para ser apresentado aos alunos durante a aula de células-tronco e clonagem, pensando na melhor compreensão dos alunos através da visualização e toque. Esse modelo didático foi construído na intenção dos alunos verem como as células-tronco poderiam se transformar em outros tipos de células necessárias ao organismo, como células do sangue, células cardíacas, células nervosas. Frequentemente, surgem dificuldades durante a aprendizagem em sala de aula, devido a complexidade dos conteúdos de ciências/biologia e a exigência pelo uso contínuo da imaginação, principalmente, quando se estuda um conteúdo microscópico. O uso desses modelos didáticos na biologia permite ao professor ultrapassar barreiras que impedem o aprendizado, dando a oportunidade ao aluno de ver, manusear e compreender o que está sendo ensinado, tornando, assim, o aprendizado com qualidade, desenvolvendo no aluno um saber científico, permitindo que ele questione e argumente, propiciando uma aprendizagem realmente significativa. Com os resultados, notou-se um melhor aproveitamento dos discentes em relação aos temas abordados, pois durante a aula os alunos demonstraram entusiasmo e grande curiosidade por conta do material diferenciado, das estruturas evidenciadas. Além de uma interação melhorada com o professor, ratificando que o uso de modelos didáticos tem muito a contribuir no ensino de ciências/biologia.

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Publiée

2018-11-13