Trabalho documental e decisões didáticas do professor de matemática: um estudo de caso

Auteurs

  • Elisângela Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jana Trgalová Université Claude Bernard – Lyon 1

Mots-clés :

abordagem documental do didático, decisões didáticas, níveis da atividade do professor, conhecimentos do professor, função exponencial

Résumé

Este artigo apresenta uma tentativa de articulação entre a abordagem documental do didático e um estudo de decisões didáticas para analisar as práticas de um professor de matemática. Neste estudo de caso, interessamo-nos ao trabalho documental do professor relativo à preparação do ensino e a implementação de uma aula sobre função exponencial em uma turma do 1º ano do ensino médio em Recife-PE-Brasil. Tomamos como referência o modelo dos níveis da atividade do professor de Margolinas e a categorização de fatores das decisões didáticas de Bessot e colaboradores. Os resultados da análise mostram uma certa regularidade das práticas do professor que se traduz por uma repetição de certas decisões  acionadas de uma parte por fatores epistêmicos tais como suas concepções de aprendizagem ou suas interpretações das expectativas institucionais e, de outra parte, por seus conhecimentos advindos da experiência como aqueles, por exemplo, das dificuldades dos alunos.

 

 

Biographie de l'auteur

Elisângela Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação

Références

ADLER, J. Conceptualizingresources as a theme for teacher education. Journal of mathematics Teacher Education,Dordrecht, n. 3, p. 205-224, 2000.

ANDRÉ, M. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3. ed. Brasília: Liber Livros, 2008.

BESSOT, A.et al.Décisions didactiques prises par des enseignants de sciences dans la conception de séquences d’enseignement. In: MATHERON, Y. et al. (Dir.). Problèmes du rapport scolaire et social aux mathématiques: identification des causes et propositions de solutions.Lyon: l’IFE, 2013. p. 4-5.

BRASILEIRO, A. A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 205-224, 1º sem. 2011. Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4316 >. Acesso em: 12 out. 2015.

BROUSSEAU, G. Le contrat didactique: le milieu. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble,n.9,v. 3, p. 309-336, 1988.

COMITI, C. et al. Niveaux de connaissances en jeu lors d'interactions ensituation de classe et modélisation de phénomènesdidactiques. 1995. Disponível em: < https://hal.archives-ouvertes.fr >. Acesso em: 09 out. 2015.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Genèses communautaire, genèses documentaires: histoire enmiroir. In:GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Ressources vives: le travail documentaire des professeurs enmathématiques. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2010. p. 129-145.

IEZZI, G. et al. Matemática: ciência e aplicações. Ensino Médio. v.1.São Paulo: Saraiva, 2013.

LIMA, I.; TRGALOVÁ, J. Connaissances des professeurs susceptibles d’influencer leurs decisions didactiques. In: SIPEMAT, 2., 2008, Recife, Anais... Recife: UFRPE, 2008, p.1-12.

LIMA, I.; TRGALOVÁ, J.Ensino de matemática na Educação Básica: decisões didáticas do professor. In: LIMA, A.P. et al. (Org.). Pesquisas em Fenômenos Didáticos: alguns cenários. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2010, v. 1, p. 51-71.

MARGOLINAS, C. Situations, milieux, connaissances. Analyse de l’activité du professeur. In: DORIER, J.-L. et al. (Eds.). Actes de la 11e École d’Été de Didactique des Mathématiques–Corps, août 2001, p. 141-156. Grenoble: La Pensée Sauvage, 2002.

MARGOLINAS, C.; RIVIÈRE, O. La préparation de séance: un élément de travail du professeur. Petit X, n.69, p. 32-57, 2005.

MURAKAMI, C.; IEZZI, G.; DOLCE, O. Logaritmos. Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. São Paulo: Atual, 2013.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies, approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

TRGALOVÁ, J. Documentation et décisions didactiques du professeur. In: GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Ressources vives: le travaildocumentaire des professeurs enmathématiques. Rennes:Presses Universitaires de Rennes, 2010. p. 129-145.

TROUCHE, L. Construction et conduite des instruments dans les apprentissages mathématiques: nécessité des orchestrations. Recherches en Didactique des mathématiques, Grenoble, 25/1, p. 91-138, 2005. Disponível em: < https://telearn.archives-ouvertes.fr/hal-00190091/document >. Acesso em: 14 nov. 2015.

Téléchargements

Publiée

2016-06-29

Comment citer

Espindola, E., & Trgalová, J. (2016). Trabalho documental e decisões didáticas do professor de matemática: um estudo de caso. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(3). Consulté à l’adresse http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2251

Numéro

Rubrique

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA