Trabalho documental e decisões didáticas do professor de matemática: um estudo de caso
Palavras-chave:
abordagem documental do didático, decisões didáticas, níveis da atividade do professor, conhecimentos do professor, função exponencialResumo
Este artigo apresenta uma tentativa de articulação entre a abordagem documental do didático e um estudo de decisões didáticas para analisar as práticas de um professor de matemática. Neste estudo de caso, interessamo-nos ao trabalho documental do professor relativo à preparação do ensino e a implementação de uma aula sobre função exponencial em uma turma do 1º ano do ensino médio em Recife-PE-Brasil. Tomamos como referência o modelo dos níveis da atividade do professor de Margolinas e a categorização de fatores das decisões didáticas de Bessot e colaboradores. Os resultados da análise mostram uma certa regularidade das práticas do professor que se traduz por uma repetição de certas decisões acionadas de uma parte por fatores epistêmicos tais como suas concepções de aprendizagem ou suas interpretações das expectativas institucionais e, de outra parte, por seus conhecimentos advindos da experiência como aqueles, por exemplo, das dificuldades dos alunos.
Referências
ADLER, J. Conceptualizingresources as a theme for teacher education. Journal of mathematics Teacher Education,Dordrecht, n. 3, p. 205-224, 2000.
ANDRÉ, M. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3. ed. Brasília: Liber Livros, 2008.
BESSOT, A.et al.Décisions didactiques prises par des enseignants de sciences dans la conception de séquences d’enseignement. In: MATHERON, Y. et al. (Dir.). Problèmes du rapport scolaire et social aux mathématiques: identification des causes et propositions de solutions.Lyon: l’IFE, 2013. p. 4-5.
BRASILEIRO, A. A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 205-224, 1º sem. 2011. Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4316 >. Acesso em: 12 out. 2015.
BROUSSEAU, G. Le contrat didactique: le milieu. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble,n.9,v. 3, p. 309-336, 1988.
COMITI, C. et al. Niveaux de connaissances en jeu lors d'interactions ensituation de classe et modélisation de phénomènesdidactiques. 1995. Disponível em: < https://hal.archives-ouvertes.fr >. Acesso em: 09 out. 2015.
GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Genèses communautaire, genèses documentaires: histoire enmiroir. In:GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Ressources vives: le travail documentaire des professeurs enmathématiques. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2010. p. 129-145.
IEZZI, G. et al. Matemática: ciência e aplicações. Ensino Médio. v.1.São Paulo: Saraiva, 2013.
LIMA, I.; TRGALOVÁ, J. Connaissances des professeurs susceptibles d’influencer leurs decisions didactiques. In: SIPEMAT, 2., 2008, Recife, Anais... Recife: UFRPE, 2008, p.1-12.
LIMA, I.; TRGALOVÁ, J.Ensino de matemática na Educação Básica: decisões didáticas do professor. In: LIMA, A.P. et al. (Org.). Pesquisas em Fenômenos Didáticos: alguns cenários. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2010, v. 1, p. 51-71.
MARGOLINAS, C. Situations, milieux, connaissances. Analyse de l’activité du professeur. In: DORIER, J.-L. et al. (Eds.). Actes de la 11e École d’Été de Didactique des Mathématiques–Corps, août 2001, p. 141-156. Grenoble: La Pensée Sauvage, 2002.
MARGOLINAS, C.; RIVIÈRE, O. La préparation de séance: un élément de travail du professeur. Petit X, n.69, p. 32-57, 2005.
MURAKAMI, C.; IEZZI, G.; DOLCE, O. Logaritmos. Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. São Paulo: Atual, 2013.
RABARDEL, P. Les hommes et les technologies, approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.
TRGALOVÁ, J. Documentation et décisions didactiques du professeur. In: GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Ressources vives: le travaildocumentaire des professeurs enmathématiques. Rennes:Presses Universitaires de Rennes, 2010. p. 129-145.
TROUCHE, L. Construction et conduite des instruments dans les apprentissages mathématiques: nécessité des orchestrations. Recherches en Didactique des mathématiques, Grenoble, 25/1, p. 91-138, 2005. Disponível em: < https://telearn.archives-ouvertes.fr/hal-00190091/document >. Acesso em: 14 nov. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.