GENTIL MENDONÇA E O PIONEIRISMO NA REFUTAÇÃO DO SUPOSTO DIREITO POTESTATIVO DE DESPEDIR EMPREGADOS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2307.2021.252573Palabras clave:
direito, potestativo, abuso, ilícito, risco, indenização.Resumen
A notável produção do professor Gentil Mendonça não mereceu um tratamento acadêmico à altura da sua profundidade teórica. Por isso, precisa ser revisitada, no momento em que o ultraliberalismo global tenta um retorno às relações privadas clássicas, em que também se experimenta o desmonte e a desconstitucionalização dos direitos sociais. Neste trabalho se examina a teoria apresentada por Gentil Mendonça no texto intitulado “Realidade Jurídica do Direito de Despedir”, no qual o autor apresente vigorosa rejeição a um direito absoluto de dispensar empregados, inclusive sem justa causa, fundada nas teorias do abuso de direito e do risco. O texto evidencia que, embora se reconheça ao empregador o direito de denunciar o contrato de trabalho, este direito está limitado pelas hipóteses legalmente indicadas, cuja desconsideração representará incontestável abuso de direito, a ensejar a necessária reparação, na forma de indenização, fundamentada na teoria do risco. O abuso de direito que a dispensa injusta representa não pode ser admitido pela ordem jurídica como um pretenso direito, mesmo que a ele se contraponha o dever de indenizar, porque isso não se equipara à perda do emprego, que se trata de direito vital.Citas
BARRETO, Tobias; MERCADANTE, Paulo; PAIN; Antônio; BARRETO, Luiz Antônio (org.). Estudos Alemães. Rio de Janeiro: Recorde, 1991.
MENDONÇA, Gentil de Carvalho. Considerações sobre o homem e o estado totalitário. Recife: texto avulso, 1940.
MENDONÇA, Gentil de Carvalho. O Estado Internacional. Recife: texto avulso, 1943.
MENDONÇA, Gentil de Carvalho. Evolução Geral do Trabalho. Recife: Imprensa Oficial, 1950.
MENDONÇA, Gentil de Carvalho. Estudos de Direito do Trabalho. Recife: Imprensa Universitária 1962.
MENDONÇA, Gentil de Carvalho. Curso de Direito do Trabalho. Recife: Imprensa Universitária, 1965.
MENDONÇA, Gentil de Carvalho. Curso de Direito do Trabalho. Recife: Imprensa Universitária, 1967. v. 2.
MENDONÇA, Gentil de Carvalho. Curso de Direito do Trabalho. Recife: Editora Universitária, 1972. v. 3.
MENDONÇA, Gentil de Carvalho. A Interpretação do Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 1978.
PIMENTA, Joaquim. Ensaios de Sociologia e Direito. Recife: Imprensa Industrial, 1915. Texto escrito para concorrer à Livre Docência da cadeira Philosophia Jurídica na Faculdade de Direito do Recife.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con la Revista Académica de la Facultad de Derecho del Recife ("RAFDR"), aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la RAFDR el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) sólo después de publicado en la RAFDR, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).