A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB

Auteurs

  • Raphael Swerts Silva Centro Universitário UNA
  • Cláudio Márcio Nagalhães Centro Universitário UNA

DOI :

https://doi.org/10.51359/2448-2307.2019.241119

Mots-clés :

Bacharel em direito, educação, processo avaliativo da OAB

Résumé

O presente trabalho possui o objetivo de analisar a política educacional ofertada nos cursos de direito no Brasil, uma vez que existe um alto índice de reprovação no processo avaliativo do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Neste sentido, buscou-se entender que tipo de educação é aplicada no ensino jurídico superior, bem como sua metodologia, além de fazer um recorte sobre as políticas que estão sendo discutidas sobre o tema. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para elucidar tais questionamentos. Como resultado, além de uma proposta de abordagem crítica sobre o estado da arte da educação do Direito e suas metas pedagógicas, foram feitas propostas de como pensar alternativas aos problemas levantados, como a discussão sobre o ‘paralegal’ e suas potencialidades como agente social.

Bibliographies de l'auteur

Raphael Swerts Silva, Centro Universitário UNA

Advogado inscrito na OAB/MG, Professor Universitário, Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA, Pós-Graduado em Direito Civil Aplicado pela PUC/MG, Bacharel em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Contato: raphaelswerts@gmail.com

Cláudio Márcio Nagalhães, Centro Universitário UNA

Professor/Orientador do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA, Doutorado em Educação e Mestrado em Comunicação Social pela UFMG. Contato: claudiomagalhaes@uol.com.br

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Publiée

2020-08-31