CONTEXTO SÓCIO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE QUALIDADE E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DA PERSPECTIVA EMPRESARIAL A EDUCACIONAL COMO DIREITO DE TODOS

Wanessa Maria de Lima, Joseana Maria Saraiva

Resumo


O estudo trata do contexto sócio histórico e cultural de construção do conceito de qualidade, sobremodo, de qualidade da educação,  apresentado por estudiosos da área, clássicos e contemporâneos, a partir de diferentes perspectivas e situações. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, através da qual se buscou referências em livros, artigos publicados em periódicos científicos e em dissertações e teses que tratam dos respectivos fenômenos. Priorizou-se a perspectiva histórico crítica, a partir das sociedades ágrafas a contemporânea. O percurso percorrido pelo debate mostrou que o conceito de qualidade e de qualidade da educação, é histórico, socialmente construído e, portanto, reflete em cada conjuntura um significado, imbuído de contradições e  controvérsias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS: