INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM MAIOR CONTRIBUIÇÃO À PÓS- GRADUAÇÃO NO BRASIL - Período entre 1995 e 2014
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2017.234743Resumo
O objetivo deste estudo é identificar as Instituições de Ensino Superior (IES) que apresentaram maior contribuição na consolidação da pós-graduação no Brasil, no período entre 1995 e 2014. Os dados foram coletados no Sistema de Informações Georreferenciadas da Capes (GeoCapes). As variáveis utilizadas no estudo foram o “número de programas de pós-graduação”, a “distribuição de vínculos docentes”, a “distribuição de discentes nas IES”, no período entre 1998 e 2014, e a “concessão de bolsas de estudo” por IES, no período entre 1995 e 2014. Os resultados mostram o papel fundamental das universidades públicas, essencialmente as universidades federais, na consolidação da pós-graduação brasileira; confirmam que as universidades com melhores resultados são as que apresentam o maior número de docentes por programa de pós-graduação e revelam que houve queda de 3% nonúmero de discentes titulados por docente/ano.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).