INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM MAIOR CONTRIBUIÇÃO À PÓS- GRADUAÇÃO NO BRASIL - Período entre 1995 e 2014

Auteurs-es

  • Caroline Lievore
  • Priscila Rubbo
  • Claudia Tania Picinin
  • Luiz Alberto Pilatti
  • Marizete Cechin

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2017.234743

Résumé

O objetivo deste estudo é identificar as Instituições de Ensino Superior (IES) que apresentaram maior contribuição na consolidação da pós-graduação no Brasil, no período entre 1995 e 2014. Os dados foram coletados no Sistema de Informações Georreferenciadas da Capes (GeoCapes). As variáveis utilizadas no estudo foram o “número de programas de pós-graduação”, a “distribuição de vínculos docentes”, a “distribuição de discentes nas IES”, no período entre 1998 e 2014, e a  “concessão de bolsas de estudo” por IES, no período entre 1995 e 2014. Os resultados mostram o papel fundamental das universidades públicas, essencialmente as universidades federais, na consolidação da pós-graduação brasileira; confirmam que as universidades com melhores resultados são as que apresentam o maior número de docentes por programa de pós-graduação e revelam que houve queda de 3% no
número de discentes titulados por docente/ano.

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