Motivação da gestão para implementação da avaliação institucional na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242655Palavras-chave:
gestão democrática; instrumentos de avaliação; participaçãoResumo
Este artigo objetivou identificar a percepção da equipe gestora de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica quanto à avaliação institucional e as ações provenientes dela, na perspectiva da gestão democrática. A pesquisa foi realizada um campus selecionado por apresentar o processo de avaliação institucional interna como uma prática constante para o direcionamento da ação gestora e caracterizou-se como estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com o corpo diretivo e a administradora do campus. Os resultados apontam que para a gestão a avaliação é um elemento democrático, mas é preciso maturidade para lidar com os resultados da avaliação institucional.
Referências
AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. (70a Ed.) São Paulo: Almedina, 2016.
BELLONI, I. Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação. Revista Linhas Críticas/Unb. Brasília, v. 5, n. 9, p. 31-58, dez, 1999.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 de outubro de 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 jan. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 mar. 2018.
CASTRO, A. P. Liderança Motivacional: como desenvolver pessoas e organizações, través do coaching e da motivação. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2015.
CHIAVENATO. I. Administração nos Novos Tempos. 2 ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. (4a ed.) São Paulo: Manole, 2014.
FERNANDES, M. E. A. Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP& A, 2002.
FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 6. eed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
GADOTTI, M. Avaliação institucional: necessidade e condições para a sua realização. 2010. Disponível em: http://www.paulofreire.org/pub/Institu/SubInstitucional1203023491It003Ps002/Avali_Institucional.pdf. Acesso em: 20 de Agosto de 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GROCHOSKA, M. A.; EYNG, A. M. A Auto-Avaliação Institucional como Estratégia de Gestão da Escola de Educação Básica. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI142.pdf. Acesso em: 20 de Agosto de 2018.
HADJI, C. Avaliação: as Regras do Jogo. Porto: Porto Editora, 1994.
LIBÂNEO, J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
LUCK, H. A gestão participativa na escola. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. (Série: Cadernos de Gestão).
LUCK, H. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
QUEIROZ, K. C. A. L. Eu avalio, tu avalias, nós nos autoavaliamos? Uma experiência proposta pelo SINAES. São Paulo: Autores associados, 2011.
SOUSA, S. Z. Avaliação escolar: constatações e perspectivas. Revista de educação, ano 24, n 94, p.59-66, 1995.
VEIGA, I. P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Administração Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).