Políticas públicas do ensino superior universitário português

a compreensão dos significados que os significantes carregam em si

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.258548

Parole chiave:

educação superior, políticas públicas do ensino superior português, qualidade da educação superior, currículo

Abstract

O presente estudo, que se enquadra na linha de pesquisa de Currículo do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), faz uma reflexão, em revisão bibliográfica, sobre as implicações das políticas de ensino superior em Portugal em universidades públicas das regiões autônomas, do interior e do litoral, buscando compreender os significados que os significantes das referidas políticas carregam em si, levando em consideração os impactos das mesmas nas instituições de ensino superior de diferentes contextos regionais. Pretende-se compreender a realidade experienciada pelas mesmas, tendo em conta as suas especificidades, face às orientações das políticas de ensino superior adotadas, enquanto organizadoras de reformas educativas.

Biografie autore

Rogéria Pereira Fernandes Soares, Universidade da Madeira - UMa

Profa. Auxilar Convidada do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira - UMa (Portugal). Pós-doutoranda em Currículo (PT), Doutora em Currículo e Inovação Pedagógica (PT), Mestra em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (PT), Especialista em Neuropsicologia (BR) e Graduada em Psicologia (BR).

Liliana Rodrigues, Universidade da Madeira - UMa

Professora Associada com Agregação - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa) e Investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) - Portugal.

Jesus Maria Sousa, Universidade da Madeira - UMa

Professora Catedrática - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa) e Investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) - Portugal.

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Pubblicato

2024-03-26