Estudo do conhecimento

desenvolvimento profissional docente e educação superior

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.250879

Schlagworte:

educação superior, desenvolvimento profissional docente, estudo do conhecimento

Abstract

Este artigo trata-se de um “Estado do conhecimento” sobre a temática “desenvolvimento profissional docente na educação superior”. Integra uma investigação mais ampla que expõe a preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior, que muitas vezes chegam à sala de aula sem ter passado por uma formação pedagógica necessária. O objetivo deste estudo foi o de verificar o que foi produzido e pesquisado sobre essa temática para, assim, subsidiar teoricamente os estudos da pesquisa maior. Pesquisa de caráter bibliográfico, realizada a partir de uma busca sistemática na plataforma Scielo, com a seleção de 15 produções que constituíram o corpus deste estudo.  Os resultados permitiram compreender que, para os autores da maioria das pesquisas selecionadas, o desenvolvimento profissional docente na educação superior é reconhecido como uma necessidade formativa para os professores que compõem esta categoria.

Autor/innen-Biografien

Vania Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Graduada em Psicologia, mestre em Educação e doutora em Psicologia da Educação. Atualmente é docente no curso Psicologia e no PPGE/UNIUBE. Atuou como Psicóloga Escolar na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Uberaba de 1984 a 2014. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade/Educação - CIERS-Ed. Membro da REED - Red de Estudios sobre Educación. É coordenadora da RIDEP - Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Avaliadora ad hoc para Autorização e Reconhecimentos de Cursos e Instituições representando o  INEP/MEC. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro PPM. 2018. Desenvolve pesquisas no campo da educação sobre Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica e Ensino Superior, abarcando as temáticas: processo ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas.

Pauline Ferreira da Silva, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), aluna de Iniciação Científica com Bolsa do CNPq no campo da educação sobre Desenvolvimento Profissional Docente na Educação e Ensino superior. Integrante do GEPRESPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, certificado pelo CNPq em 2016.Atualmente especializando-se em Neuropsicológia . Pós-graduando na Prova de Rorschach

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Veröffentlicht

2024-03-26