Estudo do conhecimento
desenvolvimento profissional docente e educação superior
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.250879Schlagworte:
educação superior, desenvolvimento profissional docente, estudo do conhecimentoAbstract
Este artigo trata-se de um “Estado do conhecimento” sobre a temática “desenvolvimento profissional docente na educação superior”. Integra uma investigação mais ampla que expõe a preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior, que muitas vezes chegam à sala de aula sem ter passado por uma formação pedagógica necessária. O objetivo deste estudo foi o de verificar o que foi produzido e pesquisado sobre essa temática para, assim, subsidiar teoricamente os estudos da pesquisa maior. Pesquisa de caráter bibliográfico, realizada a partir de uma busca sistemática na plataforma Scielo, com a seleção de 15 produções que constituíram o corpus deste estudo. Os resultados permitiram compreender que, para os autores da maioria das pesquisas selecionadas, o desenvolvimento profissional docente na educação superior é reconhecido como uma necessidade formativa para os professores que compõem esta categoria.
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