Inclusão escolar e mercado de trabalho: análise das percepções de pessoas com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.251656Schlagworte:
inclusão social; deficiência intelectual; mercado de trabalhoAbstract
Este estudo objetivou identificar e analisar como jovens com deficiência intelectual, que estudam em uma escola especial privada de Belo Horizonte, percebem o processo de inclusão no ambiente escolar e o possível acesso ao mercado de trabalho. Caracterizou-se como estudo de caso descritivo, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados dez alunos com deficiência intelectual de uma escola particular Belo Horizontina. Os entrevistados passam por situações que os constrangem, mas têm a facilidade de se relacionar com outras pessoas com deficiência. Foi observado também que o ambiente escolar no qual estão inseridos proporciona a sensação de acolhimento, companheirismo e ajuda no que se refere aos profissionais. As expectativas para o mercado de trabalho demonstram-se desconhecidas pela maioria, entretanto, muitos têm o desejo de seguir uma carreira profissional.
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