Supervisão Pedagógica e mediação de conflitos na prática dos gestores escolares em Moçambique

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.258241

Schlagworte:

supervisão, gestão, conflitos, escola

Abstract

Este estudo é fruto da pesquisa subordinada a supervisão pedagógica e mediação de conflitos na prática dos gestores escolares em Moçambique, cujo objetivo central é de analisar a influência da supervisão pedagógica na gestão de conflitos pedagógicos nas escolas secundárias em Moçambique. Metodologicamente, foi usada a abordagem de pesquisa qualitativa, com teor descritivo, de modo a responder aos objetivos e ao problema previamente estabelecidos. Para a coleta de dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada, e para a sua análise, foi usada a técnica de análise de conteúdo defendida por Bardin. A amostra foi composta por 8 gestores de escolas secundárias localizadas na cidade de Maputo. Com isso, o estudo concluiu que a supervisão pedagógica assente na gestão estratégica de conflitos auxilia as partes em confronto na busca de alternativas rumo a uma solução satisfatória, permitindo que os elementos envolvidos em situações conflituosas respeitem as regras e normas de convivência e socialização a nível das escolas, em particular.

Autor/innen-Biografie

Anfibio Zacarias Huo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP-Brasil); membro do grupo de pesquisa em educação social da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2023-08-09

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Artigos