Socio-pedagogical municipal profile: a case study of teachers in Gravatá (PE)

Authors

  • Demétrius Ferreira
  • Davi Barboza Cavalcanti
  • Anderson Henrique
  • Jéssyca França

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.245950

Keywords:

teacher profile, educational public policy; case study

Abstract

This article presents an initiative to rescue the capacity of local planning, carrying out an analysis of the socio-educational profile of the teacher in Gravatá (PE). Methodologically, based on the qualitative perspective and the case study, a survey was applied in the census modality with these teachers in February 2018. The results obtained indicated that significant data on the teaching profile and the physical and pedagogical conditions of municipal schools, thus contributing for future actions within the scope of Public Educational Policies and resource allocation.

Author Biographies

Demétrius Ferreira

Doutor em Sociologia (UFPE). Integra o grupo de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política (MPCP) e é cofundador do Observatório de Saneamento e Meio Ambiente do Recife (OSAR).

Davi Barboza Cavalcanti

Formado em comunicação social, atualmente faço doutorado em ciência política no PPGCP-UFPE. Tenho interesse em mídias digitais, movimentos sociais, comunicação política, análise de redes sociais e ciberativismo.

Anderson Henrique

Bacharel e mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizando graduação sanduíche em Relações Internacionais, com foco em metodologia e técnicas de pesquisa, na Universidade de Coimbra. É co-fundador da Analytique Consultoria.

Jéssyca França

Doutoranda em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Prótese Dentária pela Universidade Estadual de São Paulo (USP-Bauru). Professora convidada do Curso de especialização em Prótese Dentária da FOR-PE

References

ARRETCHE, Marta. Federalismo e Relações Intergovernamentais no Brasil: a reforma dos programas sociais. Rev. Dados, Vol. 45, No. 3, 2002.

BASILIO, Juliana Regina; ALMEIDA, Ana Maria Fonseca. Contratos de trabalho de professores e resultados escolares. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, e230049, 2018 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100241&lng=en&nrm=iso>. Access on 25 May 2020. Epub Sep 03, 2018.

BATISTA, Mariana; DOMINGOS, Amanda. Mais que boas intenções: técnicas quantitativas e qualitativas na avaliação de impacto de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Lei no 11.274, 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 7 fev. 2006. Disponível em: . Acesso em 28.05.2020.

CORBUCCI, Paulo Roberto; ZEN, Eduardo Luiz. O IDEB à luz de fatores extrínsecos e intrínsecos à escola: uma abordagem sob a ótica do município. In: BOUERI, Rogério; COSTA, Marco Aurélio (Ed.). Brasil em desenvolvimento 2013: estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2013. Cap. 26. p. 793-816.

CROWE, Sarah et al. The case study approach. BMC medical research methodology, v. 11, n. 1, p. 100, 2011.

DAVIES, Nicholas. Revista Educação On-line PUC-Rio nº 10, p. 31-63, 2012.Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.pucrio.br/rev_edu_online.php?strSecao=input0 Acesso em: 22 maio 2020.

DYE, Thomas D. Understanding Public Policy. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice Hall. 1984.

FINK, Arlene. The survey handbook. Thousand Oaks, Sage, 1995.

FREITAS, Henrique et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 105-112, jul. 2000.

GERRING, John. Case study research: Principles and practices. Cambridge university press, 2006.

GOMES, Juliana Pinto. Coordenação pedagógica nas escolas municipais de educação infantil das zonas norte e oeste da rede municipal de santa maria–RS. 2013. 26 f. Monografia (Especialização) - Curso de Docência na Educação Infantil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

HJERN, Benny; HANF, Kenneth e PORTER, David. Local Networks of Manpower Training in the Federal Republic of Germany and Sweden, em Interorganizational Policy Making: Limits to Coordination and Central Control. London: Sage, pp. 303-4, 1978.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2019. Resultado do Panorama de Gravatá – Economia. www.ibge.gov.br/cidade@.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 25/03/2019.

KINGDON, John. Agendas, Alternatives, and Public Policies. Boston: Little, Brown.

LASWELL, H.D. Politics: Who Gets What, When, How. Cleveland, Meridian Books, 1958.

LIJPHART, Arend. Modelos de Democracia: desempenho e padrões de governo em 36 países. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

LOWI, Theodor. American Business, Public Policy, Case Studies and Political Theory, World Politics, 16: 677-715, 1964.

MARQUES JÚNIOR, Liderau dos Santos, OLIVEIRA, Cristiano Aguiar de e

LAGEMANN, Eugenio. O Jogo da Política Fiscal entre União, Estados e Municípios no Federalismo Fiscal Brasileiro. Brasília: ESAF, 2008.

MATIJASCIC, Milko. Professores da educação básica no Brasil: condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneração. Brasília: Ipea, 2017. 44 p.

MENDES, Danielle Cristina de Brito. FUNDEB: avanços e limites no financiamento da educação básica no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 392-412, 10 set. 2012.

PETERS, B. G. American Public Policy. Chatham, N.J.: Chatham House. 1986.

PINTO, José Marcelino Rezende. Federalismo, descentralização e planejamento da educação: desafios aos municípios: desafios aos municípios. Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 44, n. 153, p. 624-644, set. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/198053142946.

ROSSI, Peter H; LIPSEY Mark W & FREEMAN, Howard E. Evaluation: a systematic approach. Sage (CA), Sage, 2004.

SÁ, Ana Karine Laranjeira de; SILVA, Mariana Batista. Educação inclusiva: uma avaliação de implementação. Revista Espaço Público, v.3, 2018.

SABATIER, Paul A. Top­Down and Bottom­Up Approaches to Implementation Research: a Critical Analysis and Suggested Synthesis. Journal of Public Policy, 6, pp 21­48, 1986.

SABATIER, Paul A. e MAZMANIAN, Daniel. The Conditions of Effective Implementation, Policy, Analysis 5 (Fall): 481-504, 1979.

SOLIGO, Valdecir. Relações entre Condições Sociais e o Rendimento Escolar Aferido pelo IDEB na Região Sul. Pleiade, Porto Alegre, v. 17, n. 9, p.05-14, jun. 2015.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n.16, p.20-45, Dec. 2006. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222006000200003&lng=en&nrm=iso>. Access on 26 May 2020.

TAVARES, MÁrcio Miguel. Políticas públicas e pequenos municípios: uma avaliação no estado do Paraná. 2006. 2018 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

WINTER, Soren C. Perspectivas de implementação: status e reconsideração. In: PETERS, G.;PIERRE, J. (Org.). Administração pública: coletânea. São Paulo: Editora Unesp,. p. 209-228, 2010.

YIN, Robert K. Applications of case study research. Sage, 2011.

Published

2020-09-10

Issue

Section

Artigos