Perfil sociopedagógico municipal: um estudo de caso dos professores em Gravatá (PE)

Autores

  • Demétrius Ferreira
  • Davi Barboza Cavalcanti
  • Anderson Henrique
  • Jéssyca França

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.245950

Palavras-chave:

perfil docente; política pública educacional; estudo de caso.

Resumo

Este artigo apresenta uma iniciativa de resgate da capacidade de planejamento local, realizando uma análise do perfil sociopedagógico do professor em Gravatá (PE). Metodologicamente, foi aplicado um survey na modalidade censo com esses professores em fevereiro de 2018. Os resultados obtidos indicaram que: 1) parcela significativa da população docente está próxima da aposentadoria; 2) Pedagogia é a formação predominante entre os docentes com curso superior; 3) 27% possuem um ou mais vínculos empregatícios; 4) 20% desses docentes nunca discutiram o projeto pedagógico escolar; 5) as condições de ventilação, iluminação e acústica das salas de aula são as estruturas mais precárias.

Biografia do Autor

Demétrius Ferreira

Doutor em Sociologia (UFPE). Integra o grupo de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política (MPCP) e é cofundador do Observatório de Saneamento e Meio Ambiente do Recife (OSAR).

Davi Barboza Cavalcanti

Formado em comunicação social, atualmente faço doutorado em ciência política no PPGCP-UFPE. Tenho interesse em mídias digitais, movimentos sociais, comunicação política, análise de redes sociais e ciberativismo.

Anderson Henrique

Bacharel e mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizando graduação sanduíche em Relações Internacionais, com foco em metodologia e técnicas de pesquisa, na Universidade de Coimbra. É co-fundador da Analytique Consultoria.

Jéssyca França

Doutoranda em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Prótese Dentária pela Universidade Estadual de São Paulo (USP-Bauru). Professora convidada do Curso de especialização em Prótese Dentária da FOR-PE

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Publicado

2020-09-10

Edição

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Artigos