The management of pedagogical knowledge through technological innovation in the classroom
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.250573Keywords:
educational policies; digital technologies;didactics; pedagogical practiceAbstract
Contemporary education has taken a new shape. We cannot deny that the technological innovation of the classroom took place unexpectedly, when, because of Covid-19, pedagogical practice also changed. In this investigation, we undertook the archaeological analysis of Foucault's discourse (2012), which will better communicate to us about the objectives: to analyze the discourse on technological innovation in the classroom; excavating educational policies on digital information and communication technologies; recognize the new and traditional pedagogical practices that feed back in the current context. We have an epistemological curiosity to investigate: how didactics through its digital resources have enabled classroom innovation? We point out that technological innovation has enabled classroom innovation through digital platforms that have enabled a significant teaching-learning process.
References
AXT, Margarete. Tecnologia na educação, tecnologia para a educação: um texto em construção. Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre, v. 03, n. 01, p.51-62, set. 2000.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 15 mai. 2021.
BLIKSTEIN, Izidoro. R. Adm. Emp. Rio de Janeiro, 11(3): 49-52, maio/iIm_ 1911. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rae/v17n3/v17n3a11.pdf Acesso em 26 mar. de 2019.
BEHAR, P. A.; TORREZAN, C. A. W. Parâmetros para a construção para materiais educacionais digitais do ponto de vista do desing pedagógico. In BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BENTES, Ivana (org.); Salto para o Futuro - Debate: cinema documentário e educação. Rio de Janeiro: 2008
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: Limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007.
FERREIRA, Luiz Antônio Miguel. NOGUEIRA, Flávia Maria de Barros (2016). Impactos das políticas educacionais no cotidiano das escolas públicas e o plano nacional de educação. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(5), 102-129.Disponível em: <https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p102>. Acesso em: 15 mai. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
MIGLIORIN, Cézar; et al. Inventar com a Diferença: cinema e direitos humanos.Niterói: Editora da UFF, 2014
NUNES, I. B. A história da EAD no mundo. In LITTO, Michael Fredric: FORMIFA, Manuel Marcos Maciel (Orgs) Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Education do Brasil, 2009.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PERES, H.H.C.; KURCGANT, P. O ser docente de enfermagem frente a informática. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto. v.12, n.12, jan./fev. 2004.
SILVA, Marco (2001). Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande: CBC, set. 2001.
UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. 2014
VIEIRA, Rosângela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10, p.66-72.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Administração Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).