Ideb e escola pública:

diálogo com os dirigentes municipais de educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.260533

Palabras clave:

IDEB, escola pública, dirigentes minicipais

Resumen

O artigo tem como objetivo averiguar a relação entre as concepções IDEB e qualidade educacional, nos discursos dos dirigentes municipais de educação de cinco municípios do Alto Oeste Potiguar, buscando traçar fatores explicativos do que é uma escola de qualidade na região. Entender como funciona a engrenagem do IDEB que através de premiações estimula disputas e regula condutas para atender seu fim principal, a qualidade da educação, bem como esse aspecto pode ser percebido nos municípios em questão. Utiliza-se na pesquisa o método arqueogenealógico de Michel Foucault dando ênfase a análise do discurso, sendo considerado nesse processo: o sujeito do discurso, a materialidade discursiva, o interdiscurso e os saberes produzidos também abordados por Fischer (2001). Os estudos foram feitos a partir do “método” de análise de Foucault considerando o estudo em torno das práticas discursivas. Os resultados apontam que apesar dos dirigentes municipais de educação evidenciarem a limitação do IDEB em indicar a qualidade da educação, estes reproduzem o discurso oficial, dispostos nos sites do Governo, de forma acomodada.

Biografía del autor/a

Ana Geysa Guilherme Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/CAPF), bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

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Publicado

2024-04-30

Número

Sección

Dossiê - O direito à educação no Brasil em tempos de reconstrução democrática