Ideb e escola pública:

diálogo com os dirigentes municipais de educação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.260533

Parole chiave:

IDEB, escola pública, dirigentes minicipais

Abstract

O artigo tem como objetivo averiguar a relação entre as concepções IDEB e qualidade educacional, nos discursos dos dirigentes municipais de educação de cinco municípios do Alto Oeste Potiguar, buscando traçar fatores explicativos do que é uma escola de qualidade na região. Entender como funciona a engrenagem do IDEB que através de premiações estimula disputas e regula condutas para atender seu fim principal, a qualidade da educação, bem como esse aspecto pode ser percebido nos municípios em questão. Utiliza-se na pesquisa o método arqueogenealógico de Michel Foucault dando ênfase a análise do discurso, sendo considerado nesse processo: o sujeito do discurso, a materialidade discursiva, o interdiscurso e os saberes produzidos também abordados por Fischer (2001). Os estudos foram feitos a partir do “método” de análise de Foucault considerando o estudo em torno das práticas discursivas. Os resultados apontam que apesar dos dirigentes municipais de educação evidenciarem a limitação do IDEB em indicar a qualidade da educação, estes reproduzem o discurso oficial, dispostos nos sites do Governo, de forma acomodada.

Biografia autore

Ana Geysa Guilherme Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/CAPF), bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

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Pubblicato

2024-04-30

Fascicolo

Sezione

Dossiê - O direito à educação no Brasil em tempos de reconstrução democrática