Ideb e escola pública:
diálogo com os dirigentes municipais de educação
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.260533Parole chiave:
IDEB, escola pública, dirigentes minicipaisAbstract
O artigo tem como objetivo averiguar a relação entre as concepções IDEB e qualidade educacional, nos discursos dos dirigentes municipais de educação de cinco municípios do Alto Oeste Potiguar, buscando traçar fatores explicativos do que é uma escola de qualidade na região. Entender como funciona a engrenagem do IDEB que através de premiações estimula disputas e regula condutas para atender seu fim principal, a qualidade da educação, bem como esse aspecto pode ser percebido nos municípios em questão. Utiliza-se na pesquisa o método arqueogenealógico de Michel Foucault dando ênfase a análise do discurso, sendo considerado nesse processo: o sujeito do discurso, a materialidade discursiva, o interdiscurso e os saberes produzidos também abordados por Fischer (2001). Os estudos foram feitos a partir do “método” de análise de Foucault considerando o estudo em torno das práticas discursivas. Os resultados apontam que apesar dos dirigentes municipais de educação evidenciarem a limitação do IDEB em indicar a qualidade da educação, estes reproduzem o discurso oficial, dispostos nos sites do Governo, de forma acomodada.
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