O REUNI E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores/as

  • Cláudio Martin Rocha Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.237529

Resumen

O artigo apresenta a discussão de pesquisadores sobre a relação entre o trabalho docente e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), com o objetivo de conjeturar se houve precarização do trabalho do professor. A pesquisa aborda a graduação e as IFES. Apurou-se que o referido Programa, ao mesmo tempo que expandiu vagas aos postulantes à graduação, influenciou o trabalho docente na medida que intensificou atividades na sua rotina. Para atender a grande quantidade de alunos por sala, priorizou o ensino em detrimento da pesquisa e da extensão e muitas vezes absorveu trabalhos de cunho administrativo.

Biografía del autor/a

Cláudio Martin Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Informática. Doutorando em Educação. Linha de Políticas Educacionais. Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2018-07-25