O REUNI E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Cláudio Martin Rocha Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.237529

Resumo

O artigo apresenta a discussão de pesquisadores sobre a relação entre o trabalho docente e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), com o objetivo de conjeturar se houve precarização do trabalho do professor. A pesquisa aborda a graduação e as IFES. Apurou-se que o referido Programa, ao mesmo tempo que expandiu vagas aos postulantes à graduação, influenciou o trabalho docente na medida que intensificou atividades na sua rotina. Para atender a grande quantidade de alunos por sala, priorizou o ensino em detrimento da pesquisa e da extensão e muitas vezes absorveu trabalhos de cunho administrativo.

Biografia do Autor

Cláudio Martin Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Informática. Doutorando em Educação. Linha de Políticas Educacionais. Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2018-07-25