Neoliberalismo, Estado e políticas públicas:

influências e consequências para a educação.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.260127

Palabras clave:

educação, Estado, neoliberalismo, políticas públicas

Resumen

Uma análise do momento político pós pandemia e a influência do neoliberalismo nas políticas públicas, especialmente na educação. O neoliberalismo é uma doutrina que defende a redução da intervenção do Estado na economia e na sociedade, privilegiando o livre mercado e a iniciativa privada. Buscou-se compreender como essa doutrina e suas estratégias de poder interferem nos processos educacionais, influenciando as políticas públicas e impactando a educação. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos envolvidos e o cenário político pós governo Bolsonaro, além de uma análise das características do neoliberalismo, suas manifestações no Estado e nas políticas públicas, bem como as consequências para a Educação e a relação entre neoliberalismo, Estado, políticas públicas e educação.

Biografía del autor/a

Geisa Candida da Silva Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU, Mestre em Geografia pelo Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - ICHPO/UFU (2020), Especialista em Gestão Estratégica de Empresas com foco em Auditoria e Controladoria pela Fundação Educacional de Ituiutaba da Universidade do Estado de Minas Gerais - FEIT/UEMG (2005). Graduada em Administração Pública pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN/UFU (2015) e em Ciências Contábeis pela Faculdade Triângulo Mineiro - FTM (2002). Atualmente é servidora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando como Coordenadora da Pró Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEP no Campus Pontal. Tem experiência profissional na área de Administração Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas. Realiza pesquisas nas linhas de Finanças para Médios e Pequenos Empreendedores, Políticas Públicas, Dinâmicas Ambientais, População Idosa, Educação, Estado e Gestão da Educação.

Lucia de Fatima Valente, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia e Direito pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro - Fenord (1991 - 1997), especialista em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestre e doutora em educação pela mesma universidade (2002-2011). É professora da Universidade Federal de Uberlândia, na Faculdade de Educação. Atua na graduação (curso de Pedagogia) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da Facip/UFU (2012-2016). Foi diretora da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (Anpae) - Seção MG. (2015-2019). Foi representante da Anpae no Forum Estadual de Educação de Minas Gerais (FEE-MG). Atualmente é membro do Conselho Municipal de Educação de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais; organização do trabalho pedagógico, direito educacional, planejamento educacional e escolar, avaliação e formação docente.

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Publicado

2024-04-30

Número

Sección

Dossiê - O direito à educação no Brasil em tempos de reconstrução democrática