A gestão democrática na utilização dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.249064

Mots-clés :

PDDE, gestão democrática; participação

Résumé

A presente investigação é de cunho qualitativo tendo o objetivo de compreender a relação presente na gestão democrática da escola quanto à utilização de recursos públicos, nomeadamente, o Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE. O grupo pesquisado foi constituído por 20 diretores de escolas públicas, da Região Metropolitana da Baixada Santista, formada por nove município, tendo como instrumentos de coleta o questionário e a entrevista semiestruturada. A análise levou à compreensão dos critérios de utilização das verbas e das principais dificuldades enfrentadas no cotidiano da escola por parte da gestão, apontando para o fato de que quanto maior a descentralização financeira, mais viável a democratização na escola.

Bibliographies de l'auteur

Aparecido Fernando da Silva, Universidade Metropolitana de Santos -UNIMES, Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, Brasil

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), especialização em Tutoria em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior pela faculdade Única (2019), especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla pela Faculdade Única (2018). especialização em Gestão de Pessoas pela FECLE Don Domênico (2009) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela FECLE Don Domênico (2003). Atualmente é titular de cargo de assistente de diretor de escola (vice-diretor) na PREFEITURA DO MUNICÍPIO de BERTIOGA desde 2005.

Luciana Esther da Silva Felix, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, campus Campos do Jordão, Brasil

Possui Pós-Graduação (lato sensu) em Pedagogia Empresarial, Formação de Docentes e de Orientadores Acadêmicos em EAD e, Gestão Escolar. Graduada em Administração de Empresas e Licenciada em Pedagogia, foi professora de Música, de Arte, de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e de EJA em escolas públicas nas cidades de São Paulo, Santos, Cubatão e Caçapava. Trabalhou como professora de Cursos Preparatórios para Concursos na área da Educação. Como complementação à sua formação, concluiu o Curso de Capacitação em Yoga pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Yoga (Escola de Kaivalyadhama - Índia) e participou de cursos de Formação em Yoga Educativa (com foco em crianças e adolescentes). Formada em Técnica em Contabilidade, atuou como auditora em pequenas empresas na Baixada Santista. Formou-se também em Instrumento (Piano), se dedicando na docência da música em diversas escolas particulares. Lecionou durante 12 anos no Conservatório Musical "Guiomar Novaes" em Santos, disciplinas ligadas à Teoria Musical e Prática de Instrumento (Piano, Violão e Fluta Doce). Nessa instituição também atuou como Assistente de Direção e na organização de diversos eventos culturais. Atualmente é Auxiliar em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Campos do Jordão.

Michel da Costa, Universidade Metropolitana de Santos -UNIMES, Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, Brasil

Departamento - Licenciaturas (Ensino)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN(2019), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN (2010), Pós Graduação em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2018), Especialização em Formação Pedagógica - Tecnologias para Gestão da Aprendizagem pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2020), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico (2003) e Licenciatura em Ciências - com habilitação plena em Matemática pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA (2000). Atualmente é Supervisor de Ensino concursado na Prefeitura Municipal de Cubatão e Professor Doutor com Jornada Parcial na Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Estatística, Resolução de Problemas, Currículo, Planejamento Educacional, Metodologias do Ensino de Matemática.

Elisabeth dos Santos Tavares, Universidade Metropolitana de Santos -UNIMES, Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, Brasil

, Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (1975), . Atuação por 25 anos na Educação Básica como professora, diretora de escola, supervisora de ensino e delegada de ensino de Santos. Atualmente é colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, professor titular do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, membro do Colegiado dos cursos de licenciaturas da Universidade Metropolitana de Santos, membro do Conselho Universitário da Universidade Metropolitana de Santos, coordenadora do núcleo de educação a distancia da Universidade Metropolitana de Santos e coordenadora institucional do PIBID. Atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Avaliação de Sistemas, Formação de Professores, Tecnologia e educação.

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Publiée

2022-11-21

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Artigos