Os desafios da ação do inspetor escolar em tempos de pandemia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.251771

Mots-clés :

inspeção escolar, pandemia – covid 19, educação

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios que permeiam a ação da inspeção escolar no período pandêmico. Nesse contexto, diversos aspectos são abordados desde a historicidade da Inspeção Escolar no Brasil, bem como, sua trajetória no estado do Rio de Janeiro destacando as atribuições do inspetor escolar e sua importância para a educação, além das transformações ocorridas em relação às suas funções. A pesquisa classificada como qualitativa e bibliográfica busca ainda realizar uma análise ações do professor inspetor escolar em tempos pandêmicos. Com este estudo, conclui-se que com todos desafios encontrados, o olhar do Inspetor Escolar e o seu comprometimento são fundamentais para os interesses burocráticos do Estado, no cumprimento das leis que regulamentam as normas e diretrizes educacionais, como também as atribuições da função na prática democrática, a promover a eficácia e a qualidade da educação.

Biographie de l'auteur-e

Sonia Maria da Fonseca Souza, Universidade Iguaçu- UNIG

Professora Universidade Iguaçu - UNIG campus V,Itaperuna, RJ. 

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Publié-e

2024-03-26