Práticas avaliativas no ensino remoto de Física: um estudo com professores de um curso de Licenciatura em Física
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.259058Palavras-chave:
práticas avaliativas, Física, ensino remoto, licenciaturaResumo
Nesta pesquisa, analisamos as práticas avaliativas no ensino remoto de docentes das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos de avaliação autores como Hoffmann (2001, 2017) e Luckesi (1999). A pesquisa é qualitativa. Participaram seis professores das disciplinas específicas da Licenciatura em Física do IFPE – campus Pesqueira. Para a coleta de informações, realizada remotamente durante à pandemia da covid 19, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostraram que os professores desenvolveram práticas avaliativas no ensino remoto similares às que utilizam no ensino presencial. A maioria permaneceu utilizando instrumentos avaliativos como provas e listas de exercícios de forma pontual com o objetivo de verificar a aprendizagem e atribuir uma nota. Essa prática avaliativa se distancia de uma perspectiva de avaliação processual.Referências
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