Práticas avaliativas no ensino remoto de Física: um estudo com professores de um curso de Licenciatura em Física

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.259058

Mots-clés :

práticas avaliativas, Física, ensino remoto, licenciatura

Résumé

Nesta pesquisa, analisamos as práticas avaliativas no ensino remoto de docentes das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos de avaliação autores como Hoffmann (2001, 2017) e Luckesi (1999). A pesquisa é qualitativa. Participaram seis professores das disciplinas específicas da Licenciatura em Física do IFPE – campus Pesqueira. Para a coleta de informações, realizada remotamente durante à pandemia da covid 19, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostraram que os professores desenvolveram práticas avaliativas no ensino remoto similares às que utilizam no ensino presencial. A maioria permaneceu utilizando instrumentos avaliativos como provas e listas de exercícios de forma pontual com o objetivo de verificar a aprendizagem e atribuir uma nota. Essa prática avaliativa se distancia de uma perspectiva de avaliação processual.

Bibliographies de l'auteur

Thamyris Araújo de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Pesqueira, Brasil

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Pesqueira. 

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Pesqueira, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora no IFPE. Atua nos curos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira e no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnologica (ProfEPT) - campus Olinda.

Références

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, 1977.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 abril. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517- 9702-ep-S1517-9702201605145723.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2021.

CAMPOS, Raul Isaias; GOMES, Ivan Carlos Pereira; FURTADO, Wagner Wilson. Avaliação da aprendizagem no ensino de Física: um olhar sobre as concepções dos professores licenciados em física da cidade de Inhumas, GO1. Revista Polyphonía, [S. L.], v. 23, n. 1, p. 71-81, 2012. Semestral. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/download/26690/15285/. Acesso em: 10 abr. 2021.

CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, 2014.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO (ORGANIZADORA), Maria Cecília. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2009. ISBN 978-85-326-1145-1.

FACHINETO, Sandra; RAZIA SCANTAMBURLO, Emanuela Laura; CELLA ZANGALLI, Luiza; CEREZER KOHNLEIN, Janes Terezinha. Avaliação de aprendizagem em meio a pandemia do coronavírus no Brasil. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, [S. l.], v. 5, p. e24090, 2020. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/apeusmo/article/view/25090. Acesso em: 28 mar. 2021.

GUERRA, Gleice Kelly de Souza. Avaliação processual: um estudo das representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife. Recife: o Autor, 2009. 318p. il. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CE. Educação, 2009.

GUSSO, Hélder Lima; ARCHER, Aline Battisti; LUIZ, Fernanda Bordignon; SAHÃO, Fernanda Torres; LUCA, Gabriel Gomes de; HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; PANOSSO, Mariana Gomide; KIENEN, Nádia; BELTRAMELLO, Otávio; GONÇALVES, Valquiria Maria. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 41, p. 1-27, 2020.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação - mito e Desafio: uma perspectiva construtiva. 45. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017. 160 p.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001. 144 p.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, IFPE Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. Pesqueira: IFPE, 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, IFPE. Plano de Desenvolvimento Institucional- PDI 2014-2018, Recife: IFPE, 2015.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, IFPE. Projeto Político Pedagógico Institucional. Recife: IFPE, 2012.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, IFPE. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. Pesqueira: IFPE, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ___. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

LORDÊLO, José Albertino; ROSA, Dora Leal; SANTANA, Lisa de Almeida. Avaliação processual da aprendizagem e regulação pedagógica no Brasil: implicações no cotidiano docente. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, Ba, v. 1, n. 17, p. 13-33, jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/4555. Acesso em: 17 maio 2021.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, Campinas/SP, v. 40, n. 40, p. 139-153, 27 ago. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 19, n. 4, p. 1103-1112, abr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/DgfNdVrZzZbN7rKTSQ8v4qR/?lang=pt. Acesso em: 30 maio 2021.

MORAES, Cristiane Gonçalves de; CYSNEIROS, Cristiane dos Santos Settimi; MELO, Débora Pereira Garcia; PFRIMER, Gabriel; MALAQUIAS JÚNIOR, João Darós; SEGATI, Kelly Deyse; ROCHA, Márcio Dourado; OLIVEIRA, Márcio Marques de; MONTEIRO, Mary Hellen da Costa. Ensino, aprendizagem e avaliação em tempos de pandemia: um olhar sobre os discentes do curso de medicina veterinária da unievangélica. In: SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES, 39., 2020, Anápolis Go. Anais. Anápolis Go: Unievangélica, 2020. v. 2, p. 329-332. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5745. Acesso em: 28 mar. 2021.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, [S.L.], n. 34, p. 351-364, 3 jun. 2020. University Nove de Julho. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 01 jul. 2021.

ROCHA, Roberta. Profissionais explicam a diferença entre ensino a distância e ensino remoto. IFAL, 2021. Disponível em: <https://www2.ifal.edu.br/noticias/profissionais-explicam-a-diferenca-entre-ensino-remoto-e-ensino-a-distancia>. Acesso em 20 de jul. 2021.

SILVA, Francisco José Dias da; NASCIMENTO, José Rodrigues do; SOUZA, Maria Wedna Soares de; SILVA, Rita de Cássia Canuto da; FRANCELINO, Érica Tamires da Silva; SANTOS, José Ronaldo dos; PEREIRA, Louise Tereza da Silva. Avaliação de aprendizagem no ensino da Física: o que pensam professores do curimataú paraibano. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, Pr, v. 6, n. 7, p. 49865-49876, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/13713/11484. Acesso em: 10 abr. 2021.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; MORAES, Érica Brandão de; SANCHEZ, Martiza Consuelo Ortiz; SOUZA, Deise Ferreira de; PACHECO, Marina Caroline Marques Dias. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 9, p. 1-13, 9 set. 2020. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153. Acesso em: 02 jul. 2021.

Publiée

2023-08-08

Numéro

Rubrique

Artigos