Avaliação do aprendizado e algumas considerações sobre formação docente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263535

Mots-clés :

avaliação do aprendizado, formação docente, atribuição de notas e conceitos, avaliação externa

Résumé

A avaliação do aprendizado, atividade típica do trabalho docente, é realizada, frequentemente, sem abordagem na formação inicial ou continuada, comprometendo sua validade e fidedignidade e configurando um “paradoxo docente”, pois a preparação inicial deveria abarcar essa dimensão. Essa lacuna formativa é preocupante porque pode resultar em notas e conceitos sem a devida consistência pedagógica, podendo acarretar reprovações indevidas ou outros desdobramentos que repercutem no percurso escolar. Nesse quadro, apresentamos uma pesquisa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, desde 2018, mediante cotejamento de notas escolares com resultados de avaliação externa, em que se identificou aspectos não-cognitivos considerados como de aprendizado na atribuição de notas aos estudantes. Como conclusão, além da problematização como procedimento metodológico, indica-se, entre outras alternativas, a atribuição de notas com interpretação pedagógica, condição para o acompanhamento das aprendizagens visando o sucesso escolar de todos os estudantes.

Références

AIRASIAN, Peter W. Perspectives on measurement instruction. Educational Measurement: Issues and Practice, v. 10, n. 1, p. 13-16, Mar. 1991.

AIRASIAN, Peter W; ABRAMS, Lisa M. Classroom Student Evaluation. In: KELLAGHAN, Thomas; STUFFLEBEAM, Daniel L. (Ed.). International handbook of educational evaluation. Part two: perspectives. Dordrecht: Kluwer Academic, 2003. (Kluwer International Handbooks of Education, v. 9).

AITKEN, E. Nola. Grading and reporting student learning. In: SCOTT, Shelleyann; SCOTT, Donald E.; WEBBER, Charles F. (Ed.). Assessment in education: implications for leadership. New York: Springer, 2016. (The Enabling Power of Assessment, v. 2). p. 231-260.

ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-153, jun. 2013.

ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A avaliação escolar: características e tensões. Cadernos de Educação: Políticas Educacionais em Debate, Brasília, v. 18, n. 26, p. 41-56, jan./jun. 2014.

ALAVARSE, Ocimar Munhoz; CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira; FREITAS, Pâmela Felix. Avaliações da aprendizagem externas em larga escala e gestores escolares: características, controvérsias e alternativas. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, p. 250-275, jan./mar. 2021.

BARNES, Susan. A study of classroom pupil evaluation: the missing link in teacher education. Journal of Teacher Education, v. 36, n. 4, p. 46-49, July/Aug. 1985.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. (Textos Fundantes de Educação). [Original 1970].

BROOKHART, Susan M. Teachers' grading: practice and theory. Applied Measurement in Education, v. 7, n. 4, p. 279-301, 1994.

BROOKHART, Susan M. Teaching about communicating assessment results and grading. Educational Measurement: Issues and Practice, v. 18, n. 1, p. 5-13, Spring 1999.

BROOKHART, Susan M. Educational assessment knowledge and skills for teachers. Educational Measurement: Issues and Practice, v. 30, n. 1, p. 3-12, Spring 2011.

BROOKHART, Susan M. Grading. In: MCMILLAN, James H. (Ed.). Sage handbook of research on classroom assessment. Thousand Oaks, CA: Sage, 2013. p. 257-271.

BROOKHART, Susan M. How to use grading to improve learning. Alexandria, VA: ASCD, 2017.

BROOKHART, Susan M et al. A century of grading research: meaning and value in the most common educational measure. Review of Educational Research, v. 86, n. 4, p. 803-848, Dec. 2016.

BROWN, Gavin T. L. Teachers' conceptions of assessment: implications for policy and professional development. Assessment in Education: Policy, Principles and Practice, v. 11, n. 3, p. 301-318, Nov. 2004.

BROWN, Gavin T. L.. Conceptions of assessment: understanding what assessment means to teachers and students. New York: Nova Science, 2008.

CIZEK, Gregory J. Did the common core kill classroom assessment? Education Week, April 15, 2019.

CIZEK, Gregory J; FITZGERALD, Shawn M.; RACHOR, Robert E. Teachers' assessment practices: preparation, isolation, and the kitchen sink. Educational Assessment, v. 3, n. 2, p. 159-179, 1995.

CORTESE, Beatriz Pedro. Vergonha e práticas avaliativas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 17, n. 34, p. 95-128, maio/ago. 2006.

CRAHAY, Marcel. Poderá a escola ser justa e eficaz?: da igualdade das oportunidades à igualdade dos conhecimentos. Tradução de Vasco Farinha. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

CRAHAY, Marcel; WANLIN, Philippe; ISSAIEVA, Élisabeth; LADURON, Isabelle. Funções, estruturação e evolução das crenças (e conhecimentos) dos professores. Tradução de Jaci Brasil Tonelli. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 316-388, jul./dez. 2016.

ERKENS, Cassandra. Developing our assessment literacy. In: GUSKEY, Thomas R. (Ed.). The teacher as assessment leader. Bloomington, IN: Solution Tree Press, 2009. p. 11-30.

FAGNANT, Annick et al. L’évaluation comme objet d’apprentissage et comme outil de développement professionnel dans le cadre de la formation des enseignants. Evaluer. Journal international de Recherche en Education et Formation, v. 3, n. 1-2, p. 77-98, 2017.

FELDMAN, Joe. What traditional classroom grading gets wrong. Education Week, Feb. 3, 2019.Disponível em: https://www.edweek.org/ew/articles/2019/01/23/what-traditional-classroom-grading-gets-wrong.html?cmp=eml-enl-eu-news1-rm&M=58737435&U=692744&UUID=26f0926f335701df39282a682f5330e6. Acesso em: 30 maio 2024.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 495-510, set./dez. 2008.

GATTI, Bernardete Angelina. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 27, p. 97-114, jan./jun. 2003.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 1, p. 95-138, maio 2010.

HIDALGO FARRAN, Nina; MURILLO TORRECILLA, F. Javier. Las concepciones sobre el proceso de evaluación del aprendizaje de los estudiantes. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 15, n. 1, p. 107-128, 2017.

ISSAIEVA, Élisabeth; CRAHAY, Marcel. Conceptions de l’évaluation scolaire des élèves et des enseignants: validation d’échelles et étude de leurs relations. Mesure et Évaluation en Éducation, v. 33, n. 1, p. 31-61, 2010.

LAFORTUNE, Louise; ALLAL, Linda (Éd.). Jugement professionnel en évaluation: pratiques enseignants au Québec et à Genève. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.

MERLE, Pierre. Les pratiques d'évaluation scolaire: historique, difficultés, perspective. Paris: Presses Universitaires de France, 2018. (Éducation & Societé).

MINAYO, Maria Cecília de S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, p. 239-262, jul./set. 1993.

MIRANDA, Marília G. de; RESENDE, Anita C. A. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez. 2006.

MOTTIER LOPEZ, Lucie; ALLAL, Linda. Le jugement professionnel en évaluation: un acte cognitif et une pratique sociale située. Revue Suisse des Sciences de l'Éducation, v. 30, n. 3, p. 465-482, 2008.

NEVO, David. Avaliação por diálogos: uma contribuição possível para o aprimoramento escolar. In: TIANA, A. (Coord.). Anais do Seminário Internacional de Avaliação Educacional, 1 a 3 de dezembro de 1997. Tradução de John Stephen Morris. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 1998. p. 89-97.

PAJARES, M. Frank. Teachers' beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, Fall 1992.

POPHAM, William James. Everything school leaders need to know about assessment. Thousand Oaks, CA: Corwin, 2010.

ROJAS, Hugo de los Santos. Formação do professor do ensino básico e a avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 18, n. 37, p. 7-40, maio/ago. 2007.

SILVA, Marcela Mara dos Santos et al. A abordagem da avaliação educacional em larga escala nos cursos de graduação em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 245, p. 46-67, jan./abr. 2016.

SILVA, Vandré Gomes da; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; GATTI, Bernardete Angelina. Referentes e critérios para a ação docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 160, p. 286-311, abr./jun. 2016.

SIQUEIRA, Valéria Aparecida de Souza. Avaliação da aprendizagem de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: tensões, desafios, formação e alternativas. Relatório (Pós-Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020.

SIQUEIRA, Valéria Aparecida de Souza.; FREITAS, Pâmela F.; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e241339, p. 1-17, 2021.

STIGGINS, Richard J.; FRISBIE, David A.; GRISWOLD, Philip A. Inside High School grading practices: building a research agenda. Educational Measurement: Issues and Practice, v. 8, n. 2, p. 5-14, Summer 1989.

TESSARO, Walther. Améliorer la qualité des pratiques évaluatives des enseignants: une articulation entre formation initiale et formation continue. Enjeux pédagogique, n. 21, p. 8-9, fév. 2013.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. aum. São Paulo: Cortez, 2011.

VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação na formação de professores. Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016.

WANLIN, Philippe. La pensée des enseignants lors de la planification de leur enseignement. Revue Française de Pédagogie, v. 166, p. 89-128, jan./mars 2009.

YOUNG, Michael F. D. Para que servem as escolas? Tradução de Márcia Barroso. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.

Publié-e

2024-11-14

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Avaliação educacional e suas implicações políticas e pedagógicas para a Educação Básica