AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO: USOS E APROPRIAÇÕES NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE MOSSORÓ-RN (2010-2015)

Authors

  • Allan Solano Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Ciclene Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.239948

Abstract

A política de responsabilidade educacional (PRE) de Mossoró-RN incorporou pressupostos da nova gestão pública, tendo como pilares a prestação de contas, avaliação e responsabilização. Analisam-se usos e apropriações destes dois últimos. Realizaram-se a construção do referencial teórico, uma análise documental, combinados com uma entrevista semiestruturada com um representante da sociedade civil. Os resultados revelam que a avaliação é utilizada em processos de premiações material e simbólica, dados que fortalece a responsabilização pela competição administrada e pelo controle de resultados. Conclui-se que esta competição obstrui a livre iniciativa das escolas na concepção de suas próprias políticas, com tarefas burocráticas.

Published

2019-02-28