ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO MOBILIZADOS PELA GESTÃO ESCOLAR: DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER PARA TOMADAS DE DECISÕES NA ESCOLA

Auteurs

  • Amós Santos Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Nayanne Raísa da Silva Alves Batista Universidade Federal de Pernambuco
  • Orquídea Maria de Souza Guimarães Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.239969

Résumé

Este artigo busca compreender quais espaços de participação que a gestão escolar organiza para as tomadas de decisões em uma escola pública de Caruaru-PE. Utilizamos a abordagem qualitativa, recorrendo à observação participante e a entrevista semiestruturada envolvendo: gestão escolar; docentes; pais e alunos. Constatamos que a participação de pais, alunos e funcionários nas decisões é praticamente nula gerando uma isenção de responsabilidade por parte destes que delegam à gestão toda tomada de decisão. Concluímos que o planejamento participativo ainda está limitado à gestão da escola e professores.

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Publiée

2019-02-28