Políticas públicas para educação de pessoas surdas: conquistas, paradoxos e impasses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.246080

Palavras-chave:

políticas públicas; educação inclusiva; pessoas surdas

Resumo

Políticas públicas são resultado de lutas sociais que garantam o acesso de grupos minoritários a direitos previstos nos textos legais. No Brasil, a instituição de políticas públicas educacionais tem promovido avanços significativos no acesso de pessoas surdas à escola e ao mercado de trabalho. Essa pesquisa objetiva descrever como esses avanços foram sendo consolidados ao longo da história e como eles impactaram na vida dos sujeitos surdos. Para seu desenvolvimento elegemos o estudo de revisão bibliográfica e o relato de experiência a partir de observação e estudo de caso.

Biografia do Autor

Bruno Rege Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. E-mail: regebrl@gmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/9926369936787457.

Mônica Maria dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Doutoranda em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. E-mail: monicamagnificamv@gmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/2810283550094313.

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Publicado

2020-09-06

Edição

Seção

Artigos