As organizações não governamentais nas pesquisas em educação: os emblemas conceituais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.249842Palabras clave:
terceiro setor; ONG; público-privado; pesquisa em educaçãoResumen
Este trabalho problematiza as visões e interpretações sobre as Organizações não Governamentais (ONGs) na produção acadêmica em educação voltada para o enfoque das políticas educacionais. O corpus foi constituído por 5 teses e 15 dissertações produzidas nos programas de pós-graduação em educação que tiveram conceito igual ou superior a cinco na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES), concluída em 2010. Trata-se de uma incursão inspirada nos estudos do tipo estado da arte, os quais estão voltadas para vasculhar a produção acadêmica em temas específicos, seus diferentes enfoques e prioridades, bem como, levantar o debate sobre as suas contribuições para o campo de conhecimento em que se insere. Os principais conceitos analíticos que nortearam a pesquisa foram Público, Privado e Terceiro Setor. Os resultados da pesquisa evidenciaram interpretações conflitantes sobre a atuação das ONGs, com predominância das visões contrárias ao esvaziamento das responsabilidades do Setor Público, indicando, assim, movimentos de resistência às interpretações de que o Terceiro Setor seria a “salvação” para os problemas sociais.Citas
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