Direito à EJA e as influências da ética, da democracia e da política

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.260395

Palavras-chave:

direito à EJA, ética, democracia, política

Resumo

O presente artigo tem como objetivo elucidar perspectivas do direito a EJA, indicando caminhos democráticos que garantam acesso, permanência e processos formativos significativos. Para isso a pesquisa está estruturada em uma abordagem qualitativa, sob a lente metodológica histórico-dialética, tendo como estratégia a articulação do estudo bibliográfico e de documento. O referencial teórico se sustenta em Freire (2005; 2006; 2010; 2020), o que contribuiu na análise das categorias: “ética, “democracia” e “política”. Essas categorias levaram a um tratamento de resultados que permitiram concluir que a afirmação do direito à EJA, em perspectiva democrática que garanta acesso, permanência e formação significativa perpassa uma construção envolvida na ética universal dos seres humanos, na democracia pela reorganização do poder e na política, compreendida na dialética da ordenação jurídica e da operacionalização de estratégias, centradas na práxis, atenta com a justiça social.

 

 

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Publicado

2024-03-26