DETERMINANTES DA MOBILIDADE ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2017.23112Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir o impacto das distâncias geográfica e econômica, e diferenças de língua e renda entre o país de origem e de destino na mobilidade acadêmica internacional. Para isto, foi feita uma pesquisa quantitativa baseada em dados secundários em um modelo estrutural de regressão múltipla. As variáveis consideradas possuem impacto significativo (p i ≤ 0,01) sobre a mobilidade acadêmica internacional com poder de explicação de 8,2%. Por conta do aumento atual da mobilidade acadêmica internacional e seu crescente impacto no desenvolvimento econômico, os resultados compilam contribuições anteriores individuais na área e fornecem subsídios para a gestãoda mobilidade acadêmica em instituições e governos .
Downloads
Pubblicato
2017-07-07
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).