Concepções de gestores e professores sobre a organização escolar

Um estudo de caso no município de São Lourenço do Piauí - PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.239688

Palavras-chave:

organização e gestão escolar; política educacional; desafios da educação

Resumo

A pesquisa teve como objetivo apresentar a organização de uma escola no município de São Lourenço do Piauí, no estado do Piauí,  por meio das concepções de gestores e professores. A metodologia do trabalho é de viés qualitativo. O método desenvolvido na pesquisa foi o estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários e de entrevistas com a diretora, o coordenador pedagógico e um professor. Os resultados apontaram que o maior desafio posto na organização da escola é a insuficiência de recursos financeiros para o desenvolvimento das atividades planejadas, a falta de precisão do Estado em assumir as suas responsabilidades na oferta da educação básica e a ausência da participação da família na vida escolar dos filhos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões, Maceió - Alagoas.

Jussikeilly de Farias Vilanova, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora da rede estadual do Piauí. Graduada em Biologia pela Universidade Estadual do Piauí e graduanda em Licenciatura em Química pela UNIVASF.

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Publicado

2020-07-24