TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BIBLIOTECÁRIOS PARA CARGOS GERENCIAIS EM BIBLIOTECAS: CONTRIBUIÇÕES E LACUNAS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.239955Resumo
O artigo analisa a formação profissional para o exercício de funções gerenciais de bibliotecários atuantes nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem abordagem qualitativa e configura-se como estudo de caso. Como técnica de coleta de dados, utilizou bases de dados da UFRGS, documentos, currículo lattes e entrevistas com as gestoras, submetidas à análise de conteúdo. Percebe-se que há uma valorização da pós-graduação, especialmente do Mestrado para o exercício da chefia. Demonstra de que forma as bibliotecárias construíram suas carreiras, agregando conhecimentos da formação inicial em Biblioteconomia, lacunas, e contribuições das formações continuadas.Downloads
Publicado
2019-02-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).