A atuação do grêmio estudantil em uma escola pública do sertão alagoano

participação e protagonismo em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.260198

Palavras-chave:

gestão democrática, grêmio estudantil, participação política, protagonismo estudantil

Resumo

Este estudo objetiva analisar a atuação do grêmio estudantil, seu protagonismo e sua participação na tomada de decisões em uma escola pública estadual, localizada no médio sertão do município de Santana do Ipanema/AL. A pesquisa é de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica e análise documental acerca do objeto investigado, com a aplicação de questionário semiestruturado para integrantes do grêmio estudantil, como também realizamos uma aplicação de questionário com o gestor escolar e levantamento de dados com um representante da Coordenação Estadual dos Grêmios Estudantis da Rede Estadual de Alagoas, (CEGREAL). Destarte, os dados apontaram que há experiências exitosas de uma atuação democrática e participativa na escola, fortalecendo a atuação do grêmio estudantil, respeitando a autonomia e os interesses estudantis, possibilitando o seu protagonismo e uma formação política, cidadã e emancipatória.

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Publicado

2024-03-26