A atuação do grêmio estudantil em uma escola pública do sertão alagoano
participação e protagonismo em análise
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.260198Palavras-chave:
gestão democrática, grêmio estudantil, participação política, protagonismo estudantilResumo
Este estudo objetiva analisar a atuação do grêmio estudantil, seu protagonismo e sua participação na tomada de decisões em uma escola pública estadual, localizada no médio sertão do município de Santana do Ipanema/AL. A pesquisa é de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica e análise documental acerca do objeto investigado, com a aplicação de questionário semiestruturado para integrantes do grêmio estudantil, como também realizamos uma aplicação de questionário com o gestor escolar e levantamento de dados com um representante da Coordenação Estadual dos Grêmios Estudantis da Rede Estadual de Alagoas, (CEGREAL). Destarte, os dados apontaram que há experiências exitosas de uma atuação democrática e participativa na escola, fortalecendo a atuação do grêmio estudantil, respeitando a autonomia e os interesses estudantis, possibilitando o seu protagonismo e uma formação política, cidadã e emancipatória.
Referências
ALAGOAS. Regimento das Eleições do Grêmio Estudantil da Rede Estadual de Alagoas. Diário Oficial do Estado de Alagoas. Maceió. 23 de novembro de 2021.
ALAGOAS, Gabinete do Governador. Diretrizes do Programa Avança Grêmio. Diário Oficial do Estado de Alagoas. Maceió. 08 de março de 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa/Portugal. 4 ed. Edições 70, 2010.
BRASIL. Lei nº 7.398/1985. Dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes de 1º e 2º graus e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7398.htm. Acesso em: 20 de abr. de 2020.
DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da. Protagonismo Estudantil. Organização e Democracia. Marília, v. 21, n. 1, p. 71-92, Jan/Jun de 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/10685/6646. Acesso em: 01 de set. 2022.
FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de Conteúdo. Brasília, 3 ed. Liber Livro Editora, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA,João Ferreira de; TOSCHI,Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização.10 ed. Rev. Ampl.São Paulo: Cortez, 2012.
LUCK,Heloísa.Gestão da cultura e do clima organizacional da escola.2 ed.Petrópolis, RJ:Vozes, 2011.
SILVA, Alex Vieira da;SANTOS,Vinícius André da Silva. O Grêmio Estudantil e a Política de Participação dos estudantes na escola pública.In: SILVA, Givanildo da; PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima (Orgs.). Cenários da política educacional frente às políticas públicas brasileiras: os 20 anos do GAE. Goiânia-GO:Editora Phillos Academy, 2021,p.114-135.
SILVA, Alex Vieira da; SANTOS,Vinícius André da Silva. O Grêmio Estudantil e a Gestão Democrática: um estudo de caso no Município de Messias-Alagoas.Jornal de Políticas Educacionais,v. 13, maio de 2019.ISSN:1981-1969.Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/62082. Acesso em: 14 de dezembro de 2022.
SILVA, Givanildo;SATURNINO,Marco Antônio de Jesus;OLIVEIRA,Welson Dias de.O Programa Parlamento Jovem Brasileiro e o protagonismo estudantil.In:SILVA, Givanildo da;PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima(orgs.). Pesquisas em Educação no Norte/Nordeste: políticas públicas em debate. Goiânia. Editora Phillos Academy, 2021, p.284-315.
VEIGA, Zilah de Passos Alencastro. As instâncias colegiadas da escola.In:VEIGA. Ilma Passos Alencastro;RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (Orgs.). Escola: Espaço do projeto político-pedagógico.Campinas, SP: Papirus, 1998, p.113-126.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).