Os desafios da eleição de diretores na rede pública estadual de educação do Rio Grande do Norte-RN no contexto de reconstrução democrática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.262063Palabras clave:
participação, gestão democrática, eleição de dirigentesResumen
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a participação dos candidatos nos processos de eleições de diretores e vice-diretores escolares da referida rede de ensino, considerando os pleitos de 2019 e 2022. Para isso, utiliza como procedimentos de pesquisa a revisão bibliográfica, a análise documental e análise de dados do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc) referentes às eleições para os últimos dois triênios (2020 a 2022 e 2023 a 2025). A análise mostrou uma diminuição no percentual de candidaturas homologadas no segundo pleito em comparação ao primeiro e uma incidência muito baixa no número de escolas que tiveram a possibilidade de escolha entre duas ou mais chapas e suas respectivas propostas de gestão nos dois triênios analisados. O estudo permite inferir que a diminuição das chapas inscritas no processo eleitoral tenha influência do contexto social e político pouco afeito à participação social que se estabeleceu no país desde 2016.
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