As aporias do sagrado e do sublime no cinema de Andrei Tarkovski
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.250546Palavras-chave:
sagrado, sublime, cinema, Andrei TarkovskiResumo
A contribuição deste artigo reside em uma tentativa de equacionar o problema que envolve os estudos estéticos e sua relação com o sagrado, a partir do aporte teórico de Rudolf Otto sobre o numinoso e dos cânones filosóficos da categoria do sublime, feito Schiller e Longino, desaguando, assim, no potente cinema do diretor russo Andrei Tarkovski, especificamente, em seu filme O espelho (1975); e também por seu pensamento teórico, cuja ideia percebia nas imagens cinematográficas janelas, por assim dizer, em que o homem pode ter acesso a fruições espirituais.Apesar da dificuldade intrínseca do problema, queremos demonstrar, através de exemplos do filme, a relação fronteiriça que a obra do cineasta russo manteve entre uma experiência genuinamente estética e uma experiência que flerte com o sagrado.
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