Brasil imaginado: arquivo, documentos e narrativas no trabalho artístico de Rosângela Rennó
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2021.250554Palavras-chave:
narrativa, artes visuais, memória, Rosângela Rennó, BrasilResumo
O presente texto apresenta um exercício de imaginar um país, o Brasil. Busca por via do ensaio reencontrar uma narrativa que parte dos trabalhos, arquivos e falas da artista Rosângela Rennó. A narrativa aborda as transformações que ocorreram nesse espaço imaginado após ser invadido, explorado e violado, problematizando também as estratégias de apagamento da memória, nas formas documentação desta história e de seus cidadãos, perpetrado repetidas vezes por governos e suas necropolíticas. Destaca a participação da arte ao reler a história a contrapelo, expondo o valor da memória e do documento nesse processo. Os arquivos, vasculhados para construir este texto, me permitiram traçar um paralelo entre o real e o imaginado, entre o passado e o presente, e também sugerir possíveis caminhos para se continuar a narrativa no futuro.
Referências
AGOSTINHO, Daniela. A (In)visibilidade do olhar colonial em Vera Cruz de Rosângela Rennó. In: Newsletter do Centro de Estudos de História do Atlântico, nº 14, Cultura & Conflito, 2012. pp. 25-27. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/17328. Acesso em: 15 maio 2021.
BANDEIRA, Manuel. Bandeira a Vida Inteira. Rio de Janeiro, RJ: Editora Alumbramento: 1986. p. 90.
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro, RJ: Alfaguara, 2016. pp. 13-22.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, SP: Brasiliense, 1994. pp. 197 – 221.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios da psicologia social. São Paulo, SP: Ateliê Editorial, 2003.
CALVINO, Italo; MAINARDI, Diogo. As cidades invisíveis. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2017.
CARROLL, Lewis. Alice: edição comentada. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Ed., 2012. p. 84.
FREITAS, Gabriela Pereira de. A poética da catástrofe na obra de Rosângela Rennó: entre real e imaginário. In: Crítica Cultural/Universidade do Sul de Santa Catarina. - v.1, n. 1. Palhoça, SC: Ed. Unisul, 2006. Disponível em: www.portaldeperiodicos .unisul.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/3456. Acesso em: 15 maio 2021.
GONÇALVES, Fernando; DOMINGOS, Carlos Romário Tavares; GONÇALVES, Tainá Del Negri. Ressignificação da fotografia através das obras de Rosângela Rennó. In: Contemporânea. Rio de Janeiro, v.4, n.1. 2006. p. 107-122. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/17168. Acesso em: 15 maio 2021.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2019.
MÃE, Valter Hugo. Notas incompletas sobre assuntos do tempo. In: Textos Inéditos. Curitiba, PR: Litercultura, 2014.
MELENDI, Maria Angélica; MIRANDA, Wander Melo; RENNÓ, Rosângela. Rosângela Rennó: depoimentos. Belo Horizonte, MG: C/Arte. 2015.
RENNÓ, Rosângela. Brasil. Disponível em: http://www.rosangelarenno.com.br/
obras/sobre/76. Acesso em: 15 maio 2021.
BRASIL. Operação Aranhas/ Arapongas/ Arapucas. Disponível em: http://www.rosangelarenno.com.br/obras/sobre/60. Acesso em: 15 maio
BRASIL. Vera Cruz. Disponível em: http://www.rosangelarenno.
com.br/obras/about/29. Acesso em 15 maio 2021.
ROCHA, Cristal. O arquivo do esquecimento: difusão & arte em Vulgo, de Rosângela Rennó. In: Revista do Arquivo. São Paulo, Ano V, n.10, 2020. pp. 139-140. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/10/vitrine_01.php. Acesso em: 15 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cartema

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.