Memórias e (Re) xistências têxteis no Jequitinhonha: Tramas, An-danças e Sa-benças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2022.251255

Palavras-chave:

memórias, processos criativos, jequitinhonha, invisibilidade feminina, arte têxtil

Resumo

O presente artigo discute as memórias da artista e suas investigações dos processos têxteis no Vale do Jequitinhonha. O ponto de trama é a inquietação em relação à invisibilidade feminina na arte. Tem como objetivo pensar a diversidade e potência que a Arte Têxtil permite no que tange a experiências, experimentos e trocas de saberes bem como os desdobramentos dos processos criativos culminando com diversas possibilidades expressivas e sensíveis. No decorrer do trabalho a pesquisa realizada foi baseada em suas anotações, em suas experiências diversas pelo Vale, memórias e bibliografias. Conclui e destaca que a Arte Têxtil permitiu estimular a capacidade criativa da artista com seus desdobramentos poéticos, criativos, processuais e questionadores bem como poder ser suporte elocal de fala das mulheres e artistas muitas vezes invisibilizadas no mundo em geral e no mundo das Artes, apresentando como resultado um Caderno de Artista que transcende a obra em si.

Biografia do Autor

Parísina Éris Ilíade Tameirão Ribeiro, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Pós-graduação em Artes e Tecnologias, IFNMG, 2020

Licenciatrua em Artes Visuais, FAMOSP, 2018

MBA Gestão Humana, FACINTER, 2008

Adminsitração de Empresas, UNIFEBE, 2004

Química Têxtil, SENAI-Cetiqt, 1998

Secretaria de Educação de Minas Gerais, Professora de Artes

Referências

Anotações particulares da artista

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

Ribeiro, P. Éris I. T. (2022). Memórias e (Re) xistências têxteis no Jequitinhonha: Tramas, An-danças e Sa-benças. Cartema, 10(10), 108–128. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2022.251255

Edição

Seção

Cartema 10 - Dossiê: A memória e o textil.